×

Maceió

Obras de contenção da encosta na Grota da Alegria em Maceió estão 60% concluídas

As obras de contenção da encosta da Grota da Alegria, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, já estão com mais de 60% de andamento. A intervenção, que conta com investimento de R$ 9.541.422,45, está sendo executada pela Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e está levando mais tranquilidade e segurança a quem reside nos arredores.

A obra é definitiva e conta com tecnologia de solo grampeado, gabião e revestimento vegetal. O solo grampeado é uma técnica que utiliza grampos em aço para fixar a massa de solo, garantindo maior estabilidade. O gabião é uma estrutura de malha em aço preenchida com pedras, que também contribui para a contenção da encosta. O revestimento vegetal, por sua vez, ajuda a proteger a estrutura e a dar um aspecto natural ao local.

A obra no local deve beneficiar diversos moradores da região, que conviviam com o constante medo de desabamento, especialmente na quadra chuvosa. A intervenção faz parte de um grande plano de obras de proteção e contenção de encostas que prevê intervenções em diversas localidades da capital alagoana.

Atualmente, outros quatro pontos de encostas também recebem obras nos bairros Chã de Bebedouro, Jacintinho, Ipióca e no Conjunto João Sampaio, no Petrópolis, todos com tecnologia de contenção definitiva. Além disso, já foram executados serviços em encostas nos bairros Fernão Velho, Chã da Jaqueira, na Avenida Leste-Oeste, Cruz das Almas, Grota do Pau D’Arco, Tabuleiro dos Martins, Grotas do Bom Jesus, Rafael e Aterro, totalizando 20 pontos de encostas já concluídos.

“Diariamente, enfrentamos diversos desafios para garantir a segurança e o bem-estar da população e as obras de contenção de encostas assumem um papel crucial nesse processo, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos. Estamos comprometidos em fortalecer a infraestrutura, promovendo um ambiente urbano mais seguro.”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.