×

Negócios/Economia

Obras produzidas no sistema prisional serão expostas

Materiais de alta qualidade são produzidos com mão de obra carcerária

O público que comparecer a 5ª edição da Semana de Extensão (Semex) realizada pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, terá uma agradável surpresa nos dias 11 e 12 de maio. Isso porque os objetos artesanais confeccionados por reeducandos nas oficinas da Fábrica de Esperança, no Complexo Penitenciário, serão expostos e comercializados durante o evento acadêmico.

Quem for ao Semex verá materiais de alta qualidade produzidos com mão de obra carcerária. Dentre os itens existem peças de filé, jogos de madeira, baús, roupas e toalhas, confeccionados por meio de técnicas com crochê, decoupagem e marcenaria.


A supervisora de Produção e Laborterapia da Seris, Alessandra Cavalcante, lembra queo trabalho eleva a autoestima dos custodiados. “É importante que a sociedade saiba que a realidade no sistema prisional é diferente do que mostra alguns noticiários. Na Secretaria proporcionamos oportunidade para aqueles que desejam mudar de vida e disseminar boas ações no âmbito social. Exemplo disso são as participações dos internos no Governo Presente, com doações de kits de bebês, produzidos na Fábrica de Esperança”, disse.

Esse não é o primeiro contato da comunidade acadêmica da Unit com o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Ressocialização. No dia 26 de abril, mais de 70 acadêmicos de três turmas do curso de Direito da instituição conheceram a Centrais de Monitoramento Eletrônico de Presos e Telepresença, Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), além das oficinas da Fábrica de Esperança e horta do complexo penitenciário.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, lembra que o Governo do Estado tem como diretiva intensificar os projetos de qualificação.

“Ofertamos condições dignas para o pleno desenvolvimento profissional dos internos. Além disso, a aproximação com os agentes da sociedade civil é outro vetor levado a sério para promoção da política ressocializadora”, comenta.

Lêberdade – Durante a exposição na Unit, as servidoras penitenciárias que estarão no estande da Fabrica de Esperança também receberão doações de livros literários para o projeto Lêberdade.

A incentiva das Secretarias da Ressocialização e Educação com o Poder Judiciário tem como objetivo estimular o hábito da leitura, interpretação e construção de textos pelos internos nos presídios.