×

Penedo

Obras da ponte Penedo/Neópolis avançam com perfuração e instalação de novos pilares

A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura - Foto: cortesia

A construção da ponte que vai ligar os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) segue avançando com importantes etapas em execução. Atualmente, os trabalhos se concentram na perfuração e instalação de novos pilares que vão sustentar a estrutura da ponte, obra considerada uma das mais aguardadas da região. Com previsão de conclusão para dezembro de 2026, o empreendimento conta com investimentos de aproximadamente R$ 202 milhões do Governo Federal.

A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. A ponte será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com vão livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de cabos de estaiamento. Além do comprimento da ponte, o planejamento inclui outros 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos que, ao fim, interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 – uma extensão total de 12.246 metros.

A nova ponte eliminará a necessidade de travessia por balsa, reduzindo o tempo de deslocamento entre os dois estados e aumentando a segurança de quem utiliza o trajeto. Além disso, a obra trará impactos positivos na mobilidade, facilitando o acesso da população a serviços essenciais, como saúde e educação.

Do ponto de vista econômico, a ponte será fundamental para o escoamento da produção local, estimulando o crescimento da economia regional, atraindo novos investimentos e reduzindo custos operacionais. O turismo também será fortalecido, promovendo a integração entre Alagoas e Sergipe. Durante o andamento da construção, os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos à sinalização e aos desvios temporários de acesso às balsas, implantados para garantir a segurança no local.