A Semana Santa está chegando e os consumidores de pescado de Maceió terão uma novidade este ano. As obras da construção da nova Balança de Peixe da Pajuçara estão em fase final, informou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) nesta quinta-feira (14). A nova balança vai substituir a antiga estrutura, que está comprometida e será demolida, oferecendo com melhores condições de armazenamento e comercialização de pescados.
De acordo com a superintendente de Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Silvia Valéria Lima, os serviços já estão em fase de acabamento e devem ser concluídos antes da Semana Santa.
“Os trabalhos estão bem encaminhados e até o final do mês estarão finalizados. Com essa obra, os pescadores e revendedores de peixes da Pajuçara terão um prédio que possui a infraestrutura necessária para que realizem um trabalho com mais qualidade e aumentem a clientela”, destacou a superintendente Silvia Valéria Lima.
Orçada em R$ 178 mil, a nova Balança da Pajuçara está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas, com base em um moderno projeto de edificação, normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O novo local contará com salão para preparo dos pescados e atendimento ao consumidor, um ambiente para triagem, um depósito administrativo, um depósito de pescados, dois banheiros, entre outros espaços.
A área portuária, entre as enseadas de Jaraguá e Pajuçara, desempenhou um papel estratégico na história de Maceió. O desenvolvimento da cidade sempre esteve atrelado ao mar, seja com o comércio escoado pelo porto, com o turismo ou com a tradição da pesca. Por isso, a construção da nova balança é considerada pelos pescadores um resgate das suas condições de trabalho e consequentemente da identidade de Maceió.
