O Município está investindo R$17,5 milhões, em recursos conveniados junto ao Governo Federal
A segunda etapa do projeto de infraestrutura do bairro Japãozinho, executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está 80% concluída e já transforma a realidade da comunidade local.
Para isso, o Município está investindo R$17,5 milhões, em recursos conveniados junto ao Governo Federal. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a obra foi dividida em duas etapas e beneficia centenas de famílias do bairro.
“A primeira parte do trabalho já foi concluída, referente a toda a infraestrutura básica no local. A segunda, que está sendo finalizada, contempla 11 ruas com micro e macrodrenagem, pavimentação e acessibilidade. Estamos felizes em entregar uma obra deste porte, que com certeza vai mudar a vida de muita gente”, destacou Ferrari.
A partir do Planejamento Estratégico da gestão municipal, todo o bairro Japãozinho está sendo contemplado com serviços essenciais de urbanização, como pavimentação asfáltica, rede de drenagem, esgotamento sanitário e a criação de novas ruas de acesso, além da implantação de novos postes com lâmpadas de LED, para fortalecer a segurança e comodidade dos moradores.
O projeto executado pela Prefeitura, atualmente, contempla a construção de duas bacias de contenção de 4.000 metros quadrados para receber e escoar as águas pluviais, e um canal em gabião (muro de pedras empilhadas para contenção de barragens e drenagem de água), com cerca de 170 metros, para fortalecer a estrutura da parte mais alta do bairro.
População aprova
Com a obra avançada, a comunidade do Japãozinho já usufruiu os benefícios dos investimentos realizados no bairro. Além de oferecer dignidade e qualidade de vida, a estruturação do bairro também possibilita o desenvolvimento econômico da região.
“Estou aliviada de verdade com toda a execução. Minha casa enchia de água sempre que chovia, era uma lama sem fim. Eu tenho minha lojinha de roupas aqui, antes os clientes tinham dificuldades de chegar até minha casa para ver as minhas peças, mas pelo que eu estou vendo, quando a obra finalizar vou conseguir uma boa renda”, estima a comerciante Maria Aparecida.
A aposentada Lourdes Pereira, de 65 anos, é moradora do bairro há 40 anos. “A obra está evoluindo a cada dia que passa, vejo os rapazes trabalhando todos os dias. Antes a gente sofria com alagamentos em dias de chuva. A situação era muito sufocante, mas agora se chover eu fico até mais tranquila de saber que minha casa não vai encher de água novamente”, celebra.
O autônomo José de Freitas também é morador antigo do Japãozinho e lembra a realidade do bairro antes da intervenção. “Aqui era uma lama só, quando chovia o pessoal já ficava desesperado, fora os buracos que eram muitos por aqui. Mas todos nós já estamos vendo a Prefeitura de Aracaju fazer toda a diferença, agora falta esperar finalizar para assim, comemorarmos de verdade”, disse.
