×

Maceió

Obra do VLT requer desocupação de nova área na Feira do Passarinho

A saída dos comerciantes remanescentes da Feira do Passarinho, para o avanço das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), vai ocorrer de forma pacífica, primando pelo respeito aos vendedores. A garantia é da Prefeitura de Maceió, que esteve no local representada por fiscais e diretores da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), conversando e notificando os vendedores sobre a necessidade da saída.

“Esta área é federal (da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU), mas há um entendimento que ela deve ser desocupada para a passagem do VLT, e a Prefeitura está cumprindo a sua responsabilidade no sentido de otimizar essa mudança para um local melhor, com segurança e infraestrutura”, diz o diretor de abastecimento da Semtabes, Chico Lopes.

Segundo ele, a preocupação do prefeito Cícero Almeida é que a transferência ocorra de forma ordeira e respeitosa. “Estamos aqui para garantir que isso aconteça; dialogando com cada comerciante. Foi assim que conseguimos realizar, de maneira pacífica, a primeira etapa da desocupação, em dezembro passado. Esta também vai ocorrer de maneira tranqüila, porque é assim que o município vem trabalhando essa questão “, diz Chico Lopes.

Em dezembro, mais de 320 comerciantes deixaram a Feira do Passarinho, e as barracas que eles ocupavam foram demolidas, deixando a área livre para a obra do VLT. Ontem, foram entregues 89 notificações a comerciantes que também devem deixar o local até este final de semana.

A idéia é que na próxima segunda-feira (8) a área esteja totalmente desocupada. Os comerciantes serão acomodados na antiga Ceasa, onde a Prefeitura está montando uma estrutura de organização, com barracas padronizadas, banheiros, instalações elétricas e boxes de serviços.