
Mais de 60% da obra do Fórum de Penedo já foi executada
As futuras instalações que abrigarão o Fórum de Penedo, com construção iniciada em maio do ano passado, encontram-se em fase de acabamento. Com cerca de 2.029 m² de área e estrutura para abrigar quatro Varas e um Juizado, o novo prédio atenderá aos novos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebendo salas de testemunha, de reconhecimento, paiol, além de celas, cujo acesso se dará na parte externa do prédio.
Entre outras inovações, o novo Fórum terá um espaço que, a princípio, será utilizado como depósito e arquivo, mas que futuramente poderá ser destinado a uma nova Vara, dentro do padrão das demais, com espaço físico de 110 m². Já o Tribunal do Júri terá capacidade para comportar 105 pessoas, com lugares exclusivos destinados a cadeirantes. Os portadores de necessidades especiais terão ainda vagas exclusivas no estacionamento e rampas que facilitarão a acessibilidade nas dependências do órgão.
De acordo com os gestores do projeto, o engenheiro André Malta e a arquiteta Kelly Marques Luz, mais de 60 % da obra já foi executada. A fiscalização acontece toda semana, quando são verificadas, por exemplo, se as etapas de construção estão seguindo o cronograma estabelecido, se a empresa responsável está quite com as obrigações ficais, bem como se o material utilizado encontra-se de acordo com o especificado.
Localizado no sítio histórico do município, o Fórum encontra-se em uma área que futuramente abrigará o Centro Administrativo de Penedo, contribuindo para auxiliar no acesso da população aos serviços públicos.
Previsão de entrega
Responsável pela construção do prédio, a empresa Cony Engenharia Ltda. encaminhou uma solicitação de aditivo no prazo de entrega, com expectativa de quatro meses para que toda a estrutura seja completamente finalizada. As obras sofreram atraso em virtude das chuvas que atingiram o Estado, o que tornou necessária uma adequação do projeto às novas condições do solo e do lençol freático.