×

Alagoas

Obra de saneamento chega a novas ruas do Francês

Mais sete ruas receberam rede de esgotamento sanitário no Francês, em Marechal Deodoro. Os trabalhos chegaram agora ao Loteamento Encontro do Mar, onde duas equipes iniciaram as escavações para implantar a rede. As informações são da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra de saneamento.

A implantação da rede já foi realizada no loteamento Recanto dos Coqueirais; nas ruas Caramujo, Natal, Fortaleza, São Luís, Salvador e das Ostras; e nas avenidas 4 de Dezembro e Maceió. Cerca de 30% da obra total já foram concluídos.

Após o Carnaval, as ações serão intensificadas com novas frentes de trabalho, adianta a superintendente de Obras da secretaria, Sílvia Valéria Lima. “Queremos aproveitar ao máximo o verão para adiantar o que for possível, pois sabemos da dificuldade de se trabalhar com chuvas fortes”, explicou a superintendente.

Avanços para o turismo
A implantação do Esgotamento Sanitário do Francês, distrito do município de Marechal Deodoro, compreende a implantação de 18,5 km de rede coletora de esgoto e a instalação de 1.859 ligações domiciliares. O projeto prevê ainda a implantação de seis estações elevatórias, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, cuja função é descontaminar todos os dejetos coletados dos domicílios.

Realizada com recursos federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e com contrapartida do Governo de Alagoas, a obra de saneamento vai beneficiar cerca de 15 mil moradores do distrito, além de desenvolver o turismo local.

“Toda obra de saneamento gera mais saúde para a população. Além disso, no caso do Francês, o saneamento vai desenvolver o polo de turismo, que é um dos mais importantes do Estado”, disse o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman.

Outras ações
Outras obras na área de saneamento já foram concluídas pelo Governo de Alagoas, como a implantação de novos anéis de distribuição de água, nos bairros da Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, e a rede de esgoto da Baixa Maceió, no bairro do Vergel.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, afirma que somente em Maceió, o índice de cobertura da rede de esgoto dobrou de 24% para cerca de 40% de 2007 até hoje e deve chegar a 60% até 2014.