Mais sete ruas receberam rede de esgotamento sanitário no Francês, em Marechal Deodoro. Os trabalhos chegaram agora ao Loteamento Encontro do Mar, onde duas equipes iniciaram as escavações para implantar a rede. As informações são da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra de saneamento.
A implantação da rede já foi realizada no loteamento Recanto dos Coqueirais; nas ruas Caramujo, Natal, Fortaleza, São Luís, Salvador e das Ostras; e nas avenidas 4 de Dezembro e Maceió. Cerca de 30% da obra total já foram concluídos.
Após o Carnaval, as ações serão intensificadas com novas frentes de trabalho, adianta a superintendente de Obras da secretaria, Sílvia Valéria Lima. “Queremos aproveitar ao máximo o verão para adiantar o que for possível, pois sabemos da dificuldade de se trabalhar com chuvas fortes”, explicou a superintendente.
Avanços para o turismo
A implantação do Esgotamento Sanitário do Francês, distrito do município de Marechal Deodoro, compreende a implantação de 18,5 km de rede coletora de esgoto e a instalação de 1.859 ligações domiciliares. O projeto prevê ainda a implantação de seis estações elevatórias, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, cuja função é descontaminar todos os dejetos coletados dos domicílios.
Realizada com recursos federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e com contrapartida do Governo de Alagoas, a obra de saneamento vai beneficiar cerca de 15 mil moradores do distrito, além de desenvolver o turismo local.
“Toda obra de saneamento gera mais saúde para a população. Além disso, no caso do Francês, o saneamento vai desenvolver o polo de turismo, que é um dos mais importantes do Estado”, disse o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman.
Outras ações
Outras obras na área de saneamento já foram concluídas pelo Governo de Alagoas, como a implantação de novos anéis de distribuição de água, nos bairros da Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, e a rede de esgoto da Baixa Maceió, no bairro do Vergel.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, afirma que somente em Maceió, o índice de cobertura da rede de esgoto dobrou de 24% para cerca de 40% de 2007 até hoje e deve chegar a 60% até 2014.