×

Penedo

Obra de construção da ponte da Ponta Mofina, em Penedo, segue em andamento

Demora na conclusão da obra se deve às alterações necessárias no projeto inicial – Foto: Fellype Barreto

A obra na ponte que liga a sede do município de Penedo ao povoado de Ponta Mofina avança significativamente. Na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, nossa equipe esteve no local e constatou a presença de máquinas e uma grande equipe trabalhando intensamente para concluir a obra, que facilitará o acesso dos moradores da região à cidade ribeirinha.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, os trabalhos estão sendo realizados conforme o planejamento inicial, com foco na execução de um serviço de qualidade que ofereça soluções permanentes. “As intervenções visam garantir a robustez da ponte, especialmente nas extremidades, para evitar novos problemas estruturais decorrentes de desastres naturais”, explicou a secretária Amanda Lima.

A Secretaria explicou que a demora na conclusão da obra se deve às alterações necessárias no projeto inicial. A ponte, que era de pequeno porte, teve sua estrutura redefinida após os danos causados pelas fortes chuvas do ano passado, que aumentaram significativamente a largura do rio, exigindo adequações no projeto original.

O governo federal disponibilizou R$ 1.300.000,00 para a nova ponte, após a comprovação dos prejuízos causados pelas chuvas. Além desse montante, a Prefeitura de Penedo está investindo mais R$ 300.000,00 como contrapartida, além do valor destinado ao projeto executivo.

Antes da destruição pela enchente de 2022, a ponte na estrada Euclides Idalino, localizada na comunidade Ponta da Ilha, possuía 12 metros de extensão. Com o aumento da vazão do afluente que deságua no rio São Francisco, a distância entre as margens foi ampliada para mais de 50 metros, exigindo uma estrutura maior e mais resistente.

Cabe destacar que, sob a atual gestão, a primeira ponte que era de madeira, conectando a zona urbana de Penedo a povoados como Ponta Mofina, Ilha das Canas, Sítio Nazário, Embrapa, entre outros, foi substituída por uma ponte de concreto armado, capaz de suportar veículos pesados e a força das águas, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região.

Veja o vídeo das máquinas trabalhando no local:

 

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');