A implantação do sistema de abastecimento de água do povoado Campo do Crioulo, em Lagarto, está em pleno andamento, com 70% da obra já concluída. O projeto, que está sendo executado pelo governo do Estado por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), conta com investimento de R$ 1,1 milhão e deverá beneficiar pelo menos 800 pessoas. A previsão é de que a obra se estenda até fevereiro do próximo ano.
Como explica o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Deso, Gabriel de Campos, a fase de construção da adutora e da rede já está perto da conclusão. “Resta muito pouco a ser feito em termos da adutora e da rede. Tivemos alguns percalços por conta da chuva, que acabou atrasando a obra, mas estamos em vias de concluir. O reservatório demandou um ajuste no projeto, que vai precisar ser licitado novamente. Mas vamos concluir a rede, que vai ficar disponível para operar parcialmente”, diz.
Gabriel afirma que, além de beneficiar o Campo do Crioulo, o projeto deve ser prolongado para atender também o assentamento rural Dorothy Stang. “É uma região difícil de chegar água e a rede que existia lá já não atendia perfeitamente os moradores. É uma área muito suscetível ao desabastecimento, principalmente nos meses de verão. Com a ampliação da rede e a instalação do reservatório, vai haver uma garantia mesmo nas épocas de maior consumo”, assegura.
