A máquina de lavar roupas roubada durante a madrugada da última quinta-feira, 11, da casa do Sub-Tenente Aldori Junker Jardim, chefe da instrução do Tiro de Guerra de Penedo, foi recuperada na tarde desta sexta-feira, 12. A ação contou com a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar que não mediram esforços para localizar o objeto furtado e identificar o criminoso que não teve sua identidade revelada.
De acordo com o Sub-Tenente Junker, a polícia chegou até a residência do criminoso, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, através de denúncias anônimas feitas em matérias jornalísticas sobre o furto veiculadas em portais de notícias de Penedo. Segundo ele, o papel da imprensa foi fundamental para a elucidação de mais esse crime.
“Gostaria de agradecer a todos vocês que de uma maneira ou de outra ajudaram a resgatar a máquina de lavar, seja por e-mail ao colega ou publicando e divulgando em vosso meio de comunicação, pois as primeiras denúncias surgiram nos comentários na própria matéria do site. Através de três denúncias anônimas conseguimos descobrir quem roubou, quem comprou e onde estava a máquina de lavar, sendo que já está em minha casa agora,” declarou o Sub-Tenente Junker.
Devido as alterações trazidas pela Lei nº 12.403/2011, que modificou 32 artigos do Código de Processo Penal, o acusado pelo furto não poderá ser preso de imediato, uma vez que o crime foi cometido na modalidade simples e a nova lei prevê que as pessoas que cometerem crimes leves, punidos com menos de quatro anos de prisão, e que nunca foram condenadas por outro delito só serão presas em último caso.