A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) passou a funcionar, a partir desta terça-feira (14/06), como ponto de coleta de equipamentos de informática e eletroeletrônicos tecnicamente obsoletos ou quebrados.
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada na semana passada entre a OAB/AL, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL) e a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop), responsáveis por um projeto de recuperação de equipamentos para doação às cooperativas de baixa renda.
O presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, recebeu em seu gabinete representantes da Macrocoop, Ednildo da Silva, e do Sescoop, Marivá Pereira, que apresentaram o projeto e solicitaram o apoio da Ordem.
Segundo Ednildo da Silva, poderão ser doados computadores, impressoras, monitores, telefones celulares e máquinas fotográficas digitais. “Os que não forem passíveis de recuperação, terão as peças em desuso repassadas para as cooperativas de Catadores de Material reciclável, que estão sendo treinados para fazer a triagem e comercializar esse tipo de material”, afirmou.
Além de conscientizar os advogados de que os computadores quebrados podem ser reciclados e reutilizados por pessoas ou entidades que não possuem acesso a esses equipamentos, a OAB/AL vê na iniciativa uma ação ambientalmente positiva, já que é grande o potencial poluidor e até mesmo tóxico, do chamado e-lixo, ou lixo eletrônico.
A partir do acordo firmado, OAB/AL passará a receber os equipamentos eletroeletrônicos e de informática e, semanalmente, encaminhará o material coletado para a Macrocoop, que fará a descaracterização e reciclagem dos produtos descartados. Depois da fase de descaraterização e reciclagem, os novos equipamentos de informática serão doados entre as cooperativas associadas à OCB/AL – Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas, com o objetivo de contribuir para a inclusão digital.
No ato da entrega dos equipamentos de informática e eletroeletrônicos, a diretoria da Ordem emitirá ao advogado um termo de doação. A própria OAB/AL já doou para o projeto 33 Monitores CRT, 12 CPUs, dois nobreaks e uma impressora que estavam em desuso. Mais informações pelos telefones 2121 3211 (OAB/AL) ou 2122 9456 (Sescoop).
