O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu, enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Civil, delegado Marcílio Barenco, solicitando apuração da denúncia de suposta ameaça praticada pelo vereador por Maceió Luiz Pedro da Silva (Cabo Luiz Pedro). O caso foi denunciado pela suposta vítima, o presidente da Associação de Defesa e Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Village Campestre II, Fernando José dos Santos.
Segundo a denúncia, na última quarta-feira, dia 3, Fernando José estava na Câmara de Maceió conversando com o presidente da Casa, vereador Galba Novaes, quando Luiz Pedro começou a gritar com o denunciante ameaçando-o nos seguintes termos: “tome cuidado na sua vida, seu ladrão, seu negro safado, você é um Zé ninguém”. Além de Galba Novaes, presenciaram o ocorrido os líderes comunitários Adson Filipe dos Santos Dantas e Genival Lessa e o vice-presidente da Associação do Village.
Em termo de declarações prestado à OAB/AL, Fernando José dos Santos relatou que em 2004 foi vítima de ameaças feitas por Luiz Pedro, que na época era deputado estadual. Por isso mesmo, o denunciante teve que passar um ano e sete meses fora da cidade de Maceió, por temer pela vida e por represálias contra sua família.
“O líder comunitário nos procurou por temer por sua vida e de seus familiares. E nós cumprimos nosso papel institucional de solicitar ao órgão competente que adote todos os procedimentos investigatórios pertinentes ao caso”, observou Gilberto Irineu.
