Uma parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está garantindo aos advogados alagoanos a realização do recadastramento biométrico em um posto montado na Justiça Federal. Para viabilizar o atendimento de até 400 pessoas por dia, a OAB/AL cedeu ao TRE 12 funcionários e cinco computadores utilizados no recadastramento. Todo o trabalho é coordenado por servidores do TRE.
O atendimento no posto da Justiça Federal foi iniciado na última segunda-feira, dia 19, e segue até o próximo sábado, dia 1º de outubro. “Desde junho havíamos nos oferecido para ajudar o Tribunal a viabilizar o recadastramento eleitoral para os advogados. No último dia 15, nos reunimos com o juiz Maurílio Ferraz, com o corregedor do TRE Raimundo Campos, com o juiz eleitoral Luciano Guimarães e com o diretor da Justiça Federal, juiz Paulo Cordeiro, que gentilmente cedeu à OAB e ao TRE o espaço que já vinha sendo disponibilizado para recadastramento dos servidores da Justiça”, contou Omar Coêlho.
Segundo o supervisor de biometria em Maceió, Luis Gustavo Lúcio, esse tipo de parceria é importante por ajudar a Justiça Eleitoral de Alagoas a alcançar o objetivo de concluir o recadastramento até 16 de dezembro. Em Alagoas, já foram recadastrados 650 mil eleitores, sendo 150 mil em Maceió.
A OAB/AL também está colaborando com a Justiça Eleitoral fazendo o agendamento e distribuição de senhas aos advogados. Para solicitar o agendamento, basta enviar pedido para o e-mail recadastramentoeleitoral@oab-al.org.br, informando o número da OAB e indicando data e horário preferenciais. O atendimento é iniciado às 8h e encerrado às 15 h (seg a sex) e às 14h (sábados). Em Maceió, só podem fazer o recadastramento eleitores da capital ou que desejam transferir o título para a capital.
ARAPIRACA – O presidente da Subsecção da OAB em Arapiraca, Maurício Fernandes, afirmou ontem que já solicitou à Justiça Eleitoral no município a instalação de um posto de recadastramento para atendimento de advogados. Segundo ele, como ainda existem poucos kits biométricos disponíveis, o pleito da OAB Arapiraca só deverá ser atendido a partir de outubro. “A informação que recebemos é que o número de kits deverá ser ampliado de quatro para 50, o que também viabilizará uma parceria para beneficiar advogados do interior do Estado”, afirmou Fernandes.