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Maceió

OAB/AL apresenta novidades para atendimento da advocacia no INSS

Previdência em um Click também traz a criação de um canal para troca de informações

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, apresentou, em evento realizado na sede da Ordem em Jacarecica, os avanços nos atendimentos do INSS para advogados e advogadas. Além da ampliação de horários, o Previdência em um Click traz a criação de um importante canal de informações para os profissionais que atuam na área.

A partir de agora, os atendimentos do INSS na sede da OAB passarão a acontecer de segunda a sexta-feira e não dois dias na semana, como vinha ocorrendo. Os atendimentos na sede do INSS do Centro de Maceió para emissão de senhas iniciais também passam a acontecer diariamente, de 8h às 13h.

Além disso, será disponibilizado atendimento virtual para a advocacia no interior, com um servidor do INSS sendo designado para atender as demandas por meio de aplicativos de videochamadas. Foi apresentada também a criação de um canal de informação para a advocacia previdenciária, por meio do Telegram. Nele, os advogados e advogadas terão acesso a ações, novidades e eventos da comissão da OAB, além de informações sobre pautas importantes da área previdenciária.

De acordo com a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Shosten, o Previdência em um Click é fruto de um trabalho árduo da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, que não se acomodou diante de todas as dificuldades enfrentadas pelos advogados e advogadas que buscaram atendimentos no órgão nos últimos meses.

“A comissão realiza um trabalho muito importante. A advocacia previdenciária representa cerca de 30% dos advogados e é uma área muito importante para a Ordem. Hoje é uma data especial, quando estão sendo apresentados os novos serviços, que ampliam a advocacia previdenciária”, afirmou Natália.

Para a presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Irenny Karla, as novidades apresentadas nesta terça ao melhorar os atendimentos e facilitar o trabalho da advocacia. “Toda dificuldade traz um combustível de mudança. E é isso que vamos apresentar hoje”, afirmou Irenny.

Segundo o vice-presidente da comissão, Daniel Martiniano, as demandas na advocacia previdenciária são crescentes e, por isso, é preciso encontrar meios que ajudem a atender todos os profissionais e, consequentemente, os clientes e beneficiários. Para se ter uma ideia, somente na sede da OAB, foram realizados cerca de 40 atendimentos presenciais por semana entre os meses de janeiro e agosto, nos dois dias semanais disponíveis. Isso representa mais de 1.200 atendimentos este ano. “Esse é o tamanho da advocacia previdenciária. É uma demanda que só cresce e precisamos encontrar canais eficientes para atender”, afirmou.

O gerente executivo do INSS, Marcelo Lima, também participou do evento e ressaltou a importância da parceria com a OAB/AL. “Parceria quer dizer via de mão dupla e aqui temos o mesmo objetivo, que é atender o segurado. Nos últimos anos, vivemos a digitalização de tudo e a implantação do trabalho remoto. Temos que pensar nessas soluções conjuntas, pois é a tendência natural para que o advogado tenha um atendimento muito mais célere em casa”, afirmou Marcelo Lima.

Também participaram da apresentação do Previdência em um Click o conselheiro seccional Isaac Mascena; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-AL), Raphael Martiniano; e o diretor financeiro da OAB/AL, Victor Pontes.