A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) alerta aos advogados sobre um novo golpe contra escritórios de advocacias alagoanos que vem se repetindo nas últimas semanas. O golpe envolve, principalmente, advogados e escritórios criminalistas.
Segundo relato de alguns advogados, os escritórios têm recebido ligações de um homem que se identifica como médico do Mato Grosso, contando que está em Alagoas a passeio e foi preso pela Polícia Rodoviária Federal e encontra-se detido na sede do órgão, próximo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Imprimindo um tom de desespero na voz o golpista relata ter sido detido com uma pistola e aquantia de R$ 54.700,00, em dinheiro vivo. Ainda diz que precisa de um advogado criminalista e pede ao advogado.
Depois disso, cerca de 20 minutos após a primeira ligação e com o advogado a caminho da sede da PRF, o golpista liga novamente e pede para o advogado colocar R$300,00 de crédito de celular e passa vários números de telefone do Mato Grosso, dizendo que são contatos que ele precisa fazer com parentes dele, mas por estar preso não pode colocar os créditos.
Os relatos dão conta que o golpista interpreta muito bem uma pessoa desesperada e repete várias vezes não conhecer ninguém em Alagoas, apenas o sogro que já é idoso e não pode saber de sua prisão.
Solícito, o advogado coloca os créditos e quando chega à Polícia descobre que ninguém foi preso e tudo não passava de um grande e bem armado golpe. Há notícias de que pelo menos dois advogados foram vítimas desse tipo de golpe e outros escritórios receberam a ligação, mas acharam estranha a situação e preferiram não dá prosseguimento ao telefonema.
A OAB/AL recomenda aos advogados e advogadas que analisem bem as circunstâncias parecidas com a relatada e informe caso eventuais clientes liguem contado a mesma situação.
