×

Alagoas

“OAB para todos” realiza grande encontro de confraternização

A advogada Rachel Cabús reuniu, neste domingo (18/11), cerca de 2 mil pessoas em uma confraternização que celebrou a campanha pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Ao lado do presidente Omar Coêlho de Mello e dos ex-presidentes Marcos Bernardes de Mello, Romany Cansanção Mota e Marcelo Teixeira, a candidata fez um balanço da campanha e destacou o compromisso de todos em seguir construindo uma entidade combativa, transparente e que, antes de tudo, assegure as garantias das prerrogativas do advogado. As eleições acontecem no próximo dia 23 de novembro, no Clube da OAB, em Jacarecica.

Rachel Cabús destacou ainda o sentimento de contrariedade dos advogados à transformação da eleição da OAB em um jogo sujo e de trampolim profissional de alguns candidatos. Ela rebateu os ataques que tem sofrido nos últimos dias com um discurso forte e contundente. “Não acreditavam em nosso bom desempenho, mas nós crescemos e mostramos que estamos preparados. Nós queremos levar a mensagem da coragem, da verdade, por isso encampamos essa candidatura pela disputa real, sem privilegiar os empresários da advocacia os bajuladores e as víboras”, ressaltou. “Nunca seria leviana. Sou uma pessoa justa. Sou uma mulher digna e seguirei firme em nossa campanha”, assegurou.

A candidata à presidência foi aplaudida ao lamentar que o conteúdo descontextualizado de uma conversa privada, realizada nas dependências de um escritório de advocacia, tenha sido gravado, editado e tornado público a apenas uma semana do pleito eleitoral. Ela classificou os responsáveis pela tática eleitoreira como bandidos da advocacia. Não teria processo eleitoral que me segurasse na campanha se eu acreditasse em algum crime cometido pelo nosso grupo. Estou aqui de cabeça erguida e certa de que fizemos uma grande campanha, prestando contas de tudo que foi feito pela nossa gestão”, discursou.

Antes do discurso de Rachel Cabús, discursaram o presidente Omar Coêlho e o ex-presidente Marcos Bernardes. Omar contou que estava sendo vítima de uma trama de pessoas malignas que montaram um áudio editado com 6 minutos a partir de uma reunião que teve a duração de cerca de duas horas. Ele lembrou os cortes evidentes de trechos que não permitem conhecer o inteiro teor da reunião e as deliberações nela tomadas, no sentido de não adotar a prática de pagamento de anuidades na eleição de 2012. “A gravação só chega até o ponto em que digo que não vamos fazer isso”. Omar desafiou os adversários de que provem que houve um crime, pois a gravação não passa de uma armação.

O tom do discurso do ex-presidente Marcos Bernardes foi na mesma linha do vídeo de apoio divulgado pela chapa horas antes do início da festa (VEJA AQUI O VÍDEO). Ele lembrou do muito que foi feito pela atual vice-presidente, que soube respeitar seu papel na entidade e que sempre prezou pela construção coletiva e participativa, sabendo ouvir a experiência e alinhando com a disposição da juventude. O jurista destacou o voto em Rachel por ter a certeza de que ela tem “o brilho de um sol” e está preparada o suficiente para conduzir o futuro da OAB/AL.

O jovem advogado Diego Duca foi convidado para falar em nome dos apoiadores da chapa. Emocionado, ele destacou momentos vividos ao lado da candidata durante a campanha. Duca enfatizou a emoção de participar dos principais momentos da OAB Para Todos e lembrou que fez uma escolha racional ao decidir votar na atual vice-presidente. O jovem advogado lembrou de muito do que já foi feito e da oportunidade de eleger a primeira mulher presidente da Ordem. “Nossa chapa é feita com o coração, o coração da OAB Para Todos”, afirmou.