Durante a ação conjunta, 17 animais acabaram recolhidos
Após o recebimento de denúncias, a Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) participou de uma ação em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Batalhão de Polícia Ambiental, Rádio Patrulha, Guarda Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) visando o combate de maus tratos contra equinos explorados em trabalho de tração, além de baias clandestinas e o acompanhamento a animais reincidentes suspeitos de zoonoses. A atuação ocorreu nesta segunda-feira (26), no bairro do Tabuleiro do Martins.
Durante a ação conjunta, 17 animais acabaram recolhidos, todos reincidentes em ocorrências de maus tratos. “Antes da operação ser realizada, já havíamos coletado várias informações sobre os casos, tendo alguns animais chegado a óbito por total negligência, trabalho forçado à exaustão e processos anteriores acerca dos proprietários e suas práticas. Alguns animais encontrados haviam acabado de chegar ao local e estavam mantidos em um ambiente inapropriado, sem água, comida ou coberta para se proteger de sol e chuva”, detalhou a presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB Alagoas, Rosana Jambo.
Os animais que tinham marcas pelo corpo, provenientes de açoites ou cortes, e se encontravam magros, com patas feridas e com carrapatos, seriam comercializados. Os 17 que foram recolhidos passarão por exames que detectam doenças e comprovam maus tratos. Os que não apresentarem confirmação de diagnóstico serão devolvidos. Em caso de reincidência os animais serão doados. As baias onde eram mantidos foram destruídas.
