Skip to content

O silencioso carro elétrico é um risco no trânsito

Blog

O silencioso carro elétrico é um risco no trânsito

Os carros híbridos e elétricos são a solução atual, no quesito veículos particulares, para a redução das emissões de gás carbônico. Mas seu uso trouxe um novo problema. Como o motor é silencioso, pedestres e ciclistas não percebem a aproximação do carro. O que pode causar mais acidentes. De acordo com a revista The Economist, um projeto que transita no congresso americano prentende estabelecer um nível mínimo de ruído ou um alerta sonoro em veículos que não usam motor de combustão externa. A Comissão Européia também estuda a mesma ideia.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia realizaram uma pesquisa com deficientes visuais. Os deficientes perceberam com mais precisão a velocidade e posição do carro movido a gasolina do que o híbrido. Quando os cientistas misturaram os ruídos, os carros híbridos ficaram imperceptíveis. A mesma experiência foi repetida em um parque com pessoas de olhos vendados. O híbrido precisava estar cerca de 65% mais perto, do que um carro com motor a gasolina, para ser corretamente localizado.

Alguns fabricantes, como da marca Lotus e do Fisker Karma, já trabalham com o problema. Eles estudam que tipo de ruído colocar nos veículos. Acredita-se que, no futuro, será possível escolher diferentes sons para os carros híbridos e elétricos. Talvez, até baixá-los como ocorre com os toques de celulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também