×

Negócios/Economia

O seu carro está seguro no estacionamento?

Não existe mais rua segura para deixar o carro estacionado. Ao optar por essa prática, o condutor acaba assumindo inúmeros riscos, que vão desde o furto de algum objetivo deixado no interior ou até mesmo do próprio veículo. Sem contar os atos de vandalismo que, infelizmente, são realidade nos médios e grandes centros urbanos, que vão desde arranhões até perfurações intencionais nos pneus. É por isso que, sempre que possível, o estacionamento é a melhor das opções para evitar aborrecimentos. Será?

A verdade é que nem sempre. Infelizmente não são todos os estacionamentos que investem em garantias contra danos aos carros deixados sob sua responsabilidade. Parece surreal, mas a contratação de seguros por estes estabelecimentos ainda não é uma prática comum. É esperado que o dono de um estacionamento cubra dados eventuais de um ou outro carro deixado sob sua responsabilidade, mas o que fazer se alguma situação fugir do controle?

Recentemente, a cidade do Rio de Janeiro foi atingida por uma grande enchente que causou diversos pontos de alagamentos pela cidade. Corriqueiramente, esta também é uma realidade da maior metrópole do país, São Paulo.

Em ambos os casos, tornam-se comuns notícias de estacionamentos subterrâneos inundados, ou estabelecimentos descobertos que tiveram dezenas de carros danificados pela força do granizo. Nestes casos, quando não há seguro, o proprietário não consegue arcar com todos os prejuízos e uma verdadeira batalha judicial é iniciada. Com final nem sempre feliz.

Preocupado com este tipo de risco, grandes estacionamentos investem não apenas no conforto e na comodidade, como também na verdadeira segurança destes veículos. Um exemplo é a Urban Park – Estacionamento Aeroporto Guarulhos. Trata-se de um local muito procurado para viajantes que querem fugir dos valores exorbitantes cobrados pelo estacionamento do aeródromo, mas sem deixar de lado a comodidade de locomoção e o conforto de serviços adicionais oferecidos. Por lidar com um público exigente, a Urban Park acabou optando por uma apólice da Porto Seguro, uma das empresas mais conceituadas no segmento.

Conheça seus direitos na hora de pagar pelo estacionamento

Seguros e seguros: Antes de retirar o automóvel, observe se ele está nas mesmas condições em que foi deixado. Outro detalhe importante é conferir se os bens guardados no interior permanecem no local. Não é aconselhável deixar objetos no interior dos carros, e muitos estacionamentos se eximem de responsabilidade sobre estes pertences. Mas é bom perguntar antes se a empresa possui guarda-volumes, cofres ou afins cujos armazenamentos possam ser documentos. Caso contrário, no caso de desaparecimento, o estabelecimento pode ser responsabilizado.

Fique de olho na cobrança: aquelas comandas que os estabelecimentos oferecem com a identificação do seu veículo e o horário estacionado é o seu único comprovante que o carro foi, de fato, deixado no local. Por esta razão, o pedaço de papel deve ser guardado em local seguro.

Confira os horários: Ao receber este mesmo comprovante, fique de olho no horário e dia marcado quando da entrada do automóvel. Como os estacionamentos cobram por frações, dados inseridos de forma incorreta podem resultar em cobrança além do justo. Fique atento!