×

Negócios/Economia

O segundo passo para tornar-se um bom investidor

A educação financeira do brasileiro médio ainda é inferior ao de outras nacionalidades, especialmente pessoas de países europeus e asiáticos. Porém, a internet é um grande canal de informação, não só porque o acesso é facilitado mas também a linguagem utilizada por alguns sites e influenciadores é mais próxima e compatível. Dá para dizer que isso ajudou muitas pessoas a notar a importância de investir. Esse é o primeiro passo.

Isso não quer dizer que cinco vídeos no Youtube e entrar no Uol Economia de vez em quando te faz um investidor. Mas planta uma semente sobre a necessidade de guardar dinheiro para dias difíceis – perda de emprego, problema de saúde – ou então para ter uma aposentadoria com melhor qualidade de vida.

Neste texto nós vamos explorar o que você deve procurar depois de ter dado o primeiro passo na “corrida atrás” para ser um investidor. Você vai notar que nada exigirá esforço hercúleo ou grande investimento.

Não pare de consumir informação

Informação é poder é a frase feita com maior sentido e aplicação que existe. Não existe um bom investidor que se isole do mundo e não saiba o que está acontecendo. Por exemplo, nesta segunda-feira (19/11), o CEO da Renault-Nissan-Mitsubishi foi preso, derrubando as ações da Renault em 15%.

Essa é uma informação que quem estava acompanhando poderia ter mudado a estratégia de investimento, seja vendendo antes de cair tanto, ou então comprando agora, visando a recuperação. Bastava ligar em um canal de economia – Bloomberg, por exemplo – e ficar de olho em sites especializados.

Pense no seu objetivo final e perfil

Informação também serve para saber “onde pisar” e montar um perfil de investimentos mais adequado com sua realidade e necessidades. Você gosta de risco e quer ter altos retornos? Ações, opções binárias ou Forex podem ser bem interessantes. Você quer primeiro montar uma base sólida, de retornos previsíveis? Fundos ou Títulos públicos podem ser o mais indicado.

Mas essa decisão não pode ser tomada da noite para o dia, sem acesso a dados, opiniões de terceiros e uma boa visualização do mercado. Informação, sempre.

Escolha as ferramentas corretas

Como dissemos acima, não são apenas alguns vídeos do Youtube que irão te transformar no Warren Buffett. Você precisa ter grande discernimento para separar o joio do trigo, até na sua escolha de formadores de opinião, porque se na internet tudo é acessível, o ruim também está na sua cara, à espera de um clique.

Quando se trata de conteúdo, escolha pessoas com bom currículo, histórico de investimentos e de lidar com o mercado. Selecione também veículos de comunicação com tradição e nome, porque eles têm acesso às melhores fontes e estrutura para boa cobertura.

Quando se trata de tecnologia, um computador com boa conexão é básica. E um software de investimentos é algo que te diferencia, já que eles combinam os dados e gráficos que você precisará analisar, a capacidade de fazer negociações e trade e ainda são uma central de conteúdo e expertise.

Eles também tem a capacidade de fazer compras e vendas automáticas, baseadas na sua programação e também emitir sinais de opções binárias, caso você esteja colocando seu dinheiro nelas, para te deixar alerta sobre as movimentações do mercado. Ou então, caso você ainda não esteja pronto para começar nesse mundo, fazer uma conta demo.

Você não pode depender apenas de seu intelecto para investir. Quanto mais ferramentas você tiver à disposição e melhor souber usá-las, melhores serão seus retornos.

Coloque o pé na água

Até aqui neste artigo os passos foram mais mentais ou de preparação. Então para ter um passo de verdade mesmo, coloque o pé na água. Separe um dinheiro que não fará grande diferença e compre suas primeiras ações ou negocie suas primeiras opções binárias.

Faça um estudo normal, dentro de suas capacidades e veja o resultado disso, tanto no seu bolso quanto nas suas emoções. Não entre em desespero ou grande estado de euforia pelo resultado, mas note seu comportamento e monte seu perfil de investidor na forma mais empírica possível.

Referências: http://www.binarnieopcioni.com/opcoes-binarias/binomo.php