×

Cultura

Áudio: Secular Teatro Sete de Setembro abre suas portas para o Recita Penedo

Imortais Valfredo Messias e Francisco Araújo

Levar ao público, a poesia, o teatro e a música, esse é o objetivo do VII Recita Penedo, evento realizado anualmente pela Academia Penedense de Letras, Artes e Ciências (APLACC). Com o slogan “Cantando Poesia e Ouvindo Corações”, o secular Teatro Sete de Setembro sede seu tablado para esta grande noite cultural, que contará também com recitais da música popular brasileira. O evento acontece nesta sexta-feira, 7, a partir das 19h30min.

Para falar do evento, o imortal e presidente da Academia Penedense, Valfredo Messias dos Santos, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar do Recita Penedo. De acordo com Valfredo, o objetivo é divulgar a cultura literária de Penedo. “Nosso maior proposito é atrair o maior número de amantes da poesia e da arte. Nossa missão é manter viva essa cultura em Penedo. Converso com amantes dessa arte, e eles já mostram vibração com a expectativa para o dia. Muitos já estão treinando”, revelou sorridente.

Na programação desta edição, também está prevista ainda uma grande homenagem especial ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que no dia 13 de desde mês, completaria 100 anos, além das presenças dos músicos penedenses Francis Batista (voz e teclado) e Antônio Vinicius (sax), em participações especiais. O público também pode participar recitando poesias de sua autoria ou de algum poeta que escolha.

Ainda segundo Valfredo, a ideia concebida nessa sétima edição do recital é levar ao público a beleza de letras de canções compostas por grandes nomes da nossa música popular. A exemplo de Gilberto Gil, do alagoano Djavan. Além das composições do uruguaio Leo Masliah e do italiano Eros Ramazotti, entre outros.

Convidado especial

Outro destaque para esta edição será a participação do ator alagoano Chico de Assis, que encerrará o evento recitando textos da sua performance “Guerreiros de Jorge” (recital reunindo poemas do poeta alagoano, Jorge de Lima), dentre outros poetas locais e universais.

Chico de Assis é um dos maiores nomes das artes cênicas em Alagoas, com participações em produções da Rede Globo de Televisão (“Agosto” e “Memorial de Maria Moura”) e do cinema nacional (“Memórias do Cárcere”, “O Coronel e o Lobisomem”, “O Testamento do Senhor Nepomuceno” e “Deus é Brasileiro”). A entrada é gratuita.

Assista ao vídeo e confira o ator Chico de Assis declamando o poema “O Acendedor de Lampiões” de Jorge de Lima.