O presidente da FUG/AL e secretário-geral do PMDB no Estado, Ricardo Santa Ritta, juntamente com o vice-presidente da FUG/AL, Sabino Fidélis, o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes e o coordenador da FUG, José Gomes, apresentaram para a direção nacional do partido durante evento realizado em Brasília (DF) nos dias 17 e 18 deste mês, um bem sucedido caso de atuação junto à militância e a sociedade em geral.
A apresentação consistiu nas experiências exitosas de vários estados brasileiros a partir da atuação da FUG nacional e dos diretórios do PMDB. O de Alagoas fez um relato da situação vivenciada pelos funcionários da prefeitura de Arapiraca que foram afastados de seus postos de trabalho por uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE/AL) devido à precariedade dos contratos vigentes.
Diante desse quadro, o presidente do diretório do PMDB em Arapiraca, José de Macedo, acatou uma sugestão do professor José Gomes, mediado da FUG em Alagoas, para que fosse implantado um curso preparatório para concurso público visando atender a grande maioria dos servidores que foram afastados por ordem do MPE.
A professora universitária e coordenadora pedagógica da FUG/AL, Polyana Wejda, que teve a brilhante ideia de reunir os melhores professores de cada área para voluntariamente ministras as aulas para o concurso público de Arapiraca. Com a abertura das inscrições na sede do PMDB em Arapiraca, a procura alcançou proporções gigantescas, onde foram inscritos 600 alunos distribuídos em várias turmas.
O sucesso do curso impulsionou a formação de novas turmas, extrapolando os limites de Arapiraca e chegando a cidades circunvizinhas. Dos 600 alunos inscritos, foram aprovados 150 alunos, dos quais 60 já foram convocados nos concursos de Arapiraca e cidades vizinhas. Esse ‘case’ levou o nome de “Formação para concurseiros”.
Após a apresentação, considerada um sucesso e bastante aplaudida pelos participantes do evento, o ministro Eliseu Padilha, da Aviação Civil, fez questão de que fosse feita a indicação do ‘case’ de sucesso apresentado pela delegação alagoana constasse nos anais da Fundação Ulysses Guimarães como exemplo a ser seguido pela instituição em outros estados.
O evento em Brasília foi prestigiado pelo vice-presidente da República, Michel Temer; presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL); o presidente da FUG nacional, Moreira Franco; senadores Romero Jucá; Eunício Oliveira; Valdir Raupp; Marta Suplicy; José Sarney; ministros da Pesca, Helder Barbalho e do Turismo, Henrique Alves.