O pagamento digital é um dos meios de pagamento eletrônico responsável pelo processamento de milhões de operações realizadas diariamente no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), durante o primeiro trimestre de 2021, os brasileiros movimentaram em pagamentos digitais o valor de R$ 18, 6 bilhões.
A digitalização econômica segue dando indícios de que os meios de pagamento digital mantêm uma perspectiva positiva motivada pelos novos hábitos de consumo de serviços financeiros por parte dos usuários.
O que é o pagamento digital?
A transformação digital no sistema financeiro está ampliando as possibilidades dos usuários realizarem pagamentos utilizando serviços inovadores e mais recentes, em comparação aos já oferecidos pelas instituições bancárias convencionais.
O pagamento eletrônico mediante o acesso ao homebanking é um tipo de serviço prestado pelos bancos desde o início do processo de eletronização dos pagamentos em 2000.
Dentro do Sistema Financeiro Nacional existem alguns meios de realizar uma liquidação financeira: transferências bancárias, cartão de crédito e débito, cartões pré-pago, pagamento sem contato via aplicativo e entre outros.
Nesse sentido, o pagamento digital é uma solução oferecida no mercado financeiro sem que haja a necessidade de que o serviço esteja centralizado nas instituições bancárias.
Os pagamentos digitais costumam ser realizados através de uma plataforma segura, que pode ser o próprio site de um negócio e-commerce, um estabelecimento comercial ou aplicativo de uma empresa que atua em outro setor comercial.
Panorama dos meios de pagamentos no Brasil
A ampliação de participantes no Sistema Financeiro bem como a versatilidade dos produtos financeiros oferecidos possibilitam que mais usuários tenham interesse em utilizar os serviços digitais, em contraste com o uso do dinheiro físico para realizar um pagamento.
Os desafios e a competitividade para os negócios do setor financeiro são altos, visto que as empresas precisam estar em conformidade com a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados e utilizar soluções que contem com mecanismos de segurança, tais como as tecnologias de criptografia e tokenização de acesso, para validação da identidade do usuário.
O que torna a necessidade de que as empresas analisem quais serviços se enquadram nas suas estratégias de crescimento a curto e longo prazo.

No mercado é possível encontrar diversas soluções de pagamentos digitais à medida e personalizadas para todos os tipos de negócios e portes:
- Pagamentos com QR code
- Payments através de link
- Carteiras digitais pessoais
- Wallets para empresas
- Pix- Pagamento instantâneo
- Pagamentos por aproximação (NFC)
- Cartões de crédito
A essa lista de pagamentos que estão crescendo em meio ao processo de maturidade digital na região, os pagamentos com cartões de crédito se mantém em alta, no terceiro trimestre de 2022 essa modalidade de pagamento movimentou 4,6 bilhões de reais.
Oportunidades para os negócios
O fato de que existam soluções digitais como um software de pagamentos digitais que permita a integração da solução a uma plataforma de pagamento digital de diferentes tipos de negócios, tornam possível a vinculação de arranjos de pagamentos que beneficiam os participantes do sistema financeiro, players, emissores e clientes.
Um produto financeiro desenvolvido para facilitar o recebimento de pagamentos, entregando um produto adaptável, personalizável e prático, obtido através de uma colaboração com uma empresa desenvolvedora de software em muitos casos é o cenário adequado de negócio.
A criação de um protótipo de software de pagamento nem sempre é a alternativa mais rentável e funcional para aquele momento que o negócio está vivendo, pois além dos custos para desenvolver o produto, o prazo de entrega da solução e os ajustes que devam ser feitos podem ser demorados.
Portanto, o caminho que pode ser adotado pelos negócios para conciliar a crescente demanda por serviços financeiros digitalizados e apps de pagamento digital eficientes, seguros e ágeis é encontrar uma solução que se enquadre na proposta de valor da empresa, proporcionando uma experiência de uso sem atritos, atraindo novos cliente e que retendo a carteira de clientes.
