A Farinhada se apresenta nos dias 18 e 19 no Theatro Sete de setembro
Grupo Joana Gajuru retorna a Penedo com o espetáculo A Farinhada, sucesso de público e crítica. O espetáculo estreou no último dia 4 de outubro, no Teatro Deodoro, em Maceió-AL. Com texto do sociólogo alagoano Luís Sávio de Almeida e direção de René Guerra, a montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2012.
A apresentação do dia 4 de outubro foi apenas para convidados. Uma noite emocionante, que marcou a volta de A Farinhada os palcos alagoanos. O espetáculo teve apresentação em curta temporada nos dias 05, 06, 12 e 13, no Teatro Deodoro. E na próxima sexta (18) e sábado (19), as montagem se apresenta no secular Theatro Sete de Setembro.
Retorno aos palcos
A Farinhada era um desejo do grupo alagoano desde 2010. A primeira montagem, de 1997, ficou em cartaz até 2006. Nesse período, o espetáculo ganhou mais de 25 prêmios nacionais. A Farinhada marcou história no teatro alagoano. Sucesso de público, com cerca de 100 mil expectadores, a montagem foi à primeira de palco do grupo Joana Gajuru, que tem como principal característica, o teatro de rua.
Enredo
A direção da nova A Farinhada é também do mesmo diretor da montagem de 1997, o alagoano René Guerra. A peça narra à história de Rosa Maria e Pedro Bom, trabalhadores de uma casa de farinha do interior de Alagoas, que são perseguidos pelo patrão.
Elenco
Fazem parte da montagem: Alex Walker, Gama Júnior, Jorge Adriani, Reginaldo Meneses, Sandra Neves, Swelen Lopes, Ticiane Simões, Vittor Rodirgues, Waneska Pimentel. A Assistência de Direção é de Waneska Pimentel, Canções de Mácleim, Direção Musical é de Arnaud Borges, Direção Coreográfica de Isabelle Rocha, Cenário de Marco Antonio de Campos e Fabíola Siqueira, Figurinos de Marcondes Lima, Iluminação de Eris Maximiano, Design Gráfico, Alex Walker, Produção Executiva Abides de Oliveira e Vittor Rodrigues e Produção Local Grupo Salto de Teatro.
O grupo teatral
A Associação Teatral Joana Gajuru, de Maceió, é o primeiro grupo de teatro de rua de Alagoas. Fundado em 1995, a trupe tem como característica em seu trabalho, a pesquisa e o uso dos elementos da cultura popular nordestina.
Essa característica está presente nos dez espetáculos montados pela associação, a exemplo de Uma Canção de Guerreiro, Baldroca, Versos de Um Lambe Sola, Fome Come e A Farinhada. Durante a sua trajetória, o Joana Gajuru obteve o reconhecimento local e nacional por seu trabalho, premiado com mais de 40 prêmios e participações em festivais, mostras e eventos nacionais e internacionais.
Com o universo de trabalho mais que definido, na escolha do nome do grupo decidimos homenagear uma das mais importantes figuras dos folguedos alagoanos: Maria Joana da Conceição – Joana Gajuru – a primeira mestra de guerreiro da terra caeté, mulher que dos seus bem vividos 112 anos dedicou 80 à divulgação da cultura popular, através de seu Guerreiro.
Serviço
O que: Espetáculo A Farinhada
Quando: Dias 18 e 19 de outubro
Hora: A partir das 20 hrs
Quanto: Inteira R$ 14 e meia R$ 7
Informações: 8806.9430 / 9607.2599
