Skip to content

O Escudo do Sport Club Penedense

Blog

O Escudo do Sport Club Penedense

Todo clube de futebol tem um emblema que o identifica em meio aos demais, seja na camisa de jogo ou na estampa de seus respectivos pavilhões. É o que poderíamos chamar de logomarcas dos clubes esportivos. Nesse cenário, muitos, talvez a maioria, tem seus emblemas em forma de escudo medieval, daí porque a palavra emblema se confundir com escudo. O nosso Sport Club Penedense, portanto, está inserido entre esses que adotaram seu emblema na forma acima mencionada. Nesse sentido, o nosso emblema se compõe de um tradicional escudo bicolor, com fundo vermelho e uma esfera central contendo as iniciais do clube, donde partem raios brancos. Simples, mas elegante e histórico.

Histórico! Mas é justamente aí onde está o “x” da questão. Há algo que me custa a entender em relação ao nosso alvirrubro do Cajueiro Grande. Se perguntarmos qual é o título que o Sport Club Penedense tem que nenhum outro time da nossa Federação Alagoana tem, a resposta é fácil: ser o clube, em atividade, mais antigo do Estado de Alagoas. Então, é-nos inevitável formular a seguinte indagação: por que o SCP não tem a sua data de fundação inscrita no seu tradicional e histórico escudo? Se fizermos uma pesquisa, o SCP está entre os clubes mais antigos do Brasil e, no entanto, a sua data de fundação não está estampada em seu uniforme de jogo! Observem a quantidade de clubes que fazem uso da data em seus respectivos emblemas: Tuna Luso 1903, Paulista 1909, Náutico 1901, Mixto 1934, Juventude 1913, Joinvile 1976, Internacional 1909, Goiás 1943, Grêmio 1903, Grêmio Barueri 1989, Guarani 1911, Goiânia 1938, Corinthians 1910, Ceará 1914, Bahia 1931, Atlético Paranaense 1924, entre outros. Percebam, inclusive, que há clubes importantíssimos que são mais jovens que o SCP.

Mas, o fato é que a maioria dos cidadãos alagoanos ignora essa realidade. Em parte, por nossa própria culpa, diante de tal omissão. Mesmo aqueles que acompanham o futebol, muitos desconhecem que o nosso SCP é o mais antigo, tanto assim que já fiz, algumas vezes, essa pergunta aqui em Maceió e ninguém soube a resposta. Uns diziam que era o CRB, outros que era o Ferroviário, CSE, enfim. Como se vê, já está mais do que na hora de mudarmos tal situação. 

Lembro que há uns dez anos ou mais, tentaram colocar em prática essa ideia, contudo, procederam de forma equivocada inserindo a data fora do escudo, deixando o 1909 sem proteção e flutuando na camisa. Algo sem sentido. Tal mudança não durou mais do que uma temporada, se bem me lembro. Assim sendo, como sugestão, que tal colocar a data na parte inferior central de fundo vermelho entre os dois raios brancos inferiores, deixando o escudo mais rico e, portanto, mais informativo tornando notória a sua historicidade?
Não seria essa uma boa ideia?

Avante, SCP!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também