×

Cultura

O Choro toma conta do Instrumental no Arena

O projeto Instrumental no Arena apresenta seu quarto espetáculo desta temporada, nesta quinta-feira (7), com o show “Chorar simplesmente”, de Robson Amorim. O show acontece no palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro), com início marcado para as 20h e com ingressos a R$ 5 e R$ 10.

Robson Amorim nasceu em Recife (PE) e aos 10 anos, mudou-se com a família para São Paulo. Durante 18 anos, trabalhou em lojas de discos de vinil, atividade que exerceu grande influência no gosto pela composição musical neste período. Sua criação musical é de aproximadamente 80 músicas, sendo a maioria instrumentais e a outra parte com letras do primeiro parceiro musical Paulo Viana.

Robson acredita que sua maior influência musical foi Baden Powel. Ele conta que as composições deste músico foram e são ouvidas milhares de vezes, incansavelmente, de dia ou de noite, na varanda ou no quarto, com ou sem o acompanhamento de seu inseparável violão.

Em Maceió há quase seis anos, encontrou um ambiente musical ricamente favorável, bem como a receptividade dos músicos e compositores da cidade que têm contribuído para suas produções. Totalmente integrado à cidade, reaproximou-se do choro, gênero musical pelo qual sempre nutriu paixão.

Durante os últimos anos, produziu em parceria com Marcos e Marcondes de Farias Costa, Stanley Carvalho, Ubirajara Almeida, Ricardo Cabús e Gustavo Gomes.

Robson Amorim participou da 3ª edição do projeto Palco Aberto, teve músicas classificadas nas mostras do Sesc nos anos de 2006, 2007 e 2008, assim como no I Festival de Música do IZP, além de uma composição gravada no 1º CD do Choro Alagoano “Chorano”. O artista ainda teve música na trilha sonora do curta “Lá vem o Juvenal”, de Hermano Figueiredo.

Nos últimos dois anos, apresentou-se semanalmente em casas noturnas e em encontros vesperais do sábado e domingo, com músicas instrumentais e o melhor da MPB, criando um público que o acompanha.

No show desta quinta, no Instrumental no Arena, Robson apresenta músicas de sua autoria e choros de consagrados nomes da música brasileira, acompanhado dos músicos Zailton Sarmento, Mikla, Wagner e Willbert Fialho.