O Santos foi e é, indiscutivelmente, um dos maiores times do futebol mundial de todos os tempos. mesmo nascido no interior paulista, o Peixe foi capaz de subir a Serra para brilhar entre os mais fortes de São Paulo.
Depois disso, a equipe alvinegra ganhou o mundo e foi capaz de tornar a Vila Belmiro, a mais famosa do mundo. No seu campo trilharam jogadores de gerações, como Feitiço e Araken, das décadas de 1920/1930. O Santos já dava o que falar antes mesmo de se imortalizar com Pelé, que chegou ao clube na metade dos anos 50.
Mas o time começou a ter o reconhecimento internacional com o aparecimento de Pelé. Com o Rei, a equipe santista ganhou patamares que nenhum outro clube brasileiro talvez tenha, nem mesmo os mais populares.
O Santos de Pelé encantou o mundo. Tudo por causa dele, carinhosamente chamado de Crioulo pelos companheiros daquele timaço que fez história, cuja linha era formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Pelé foi tão genial que sua carreira serve de divisor na história do clube. O Santos foi um antes dele, durante seu reinado e depois.
Depois do maior de todos, outros tantos também brilharam na Vila. Daria para elencar uma legião, alguns geniais. Recentemente, o clube formou duas gerações de sucesso, uma liderada por Robinho e Diego e outra com Neymar e Ganso.