×

Sergipe

Nutricionista materno-infantil do Ipesaúde orienta crianças sobre alimentação saudável

A introdução de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras no cardápio alimentar das crianças é sempre um desafio para os pais. Com o objetivo de informá-los e orientá-los sobre a melhor maneira de vencer as dificuldades existentes em relação à introdução desses itens na alimentação, a nutricionista materno-infantil do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Rebecca Pontes, realizou uma ação nesta segunda-feira, 14, no Centro Odontológico da autarquia.

De acordo com a nutricionista, as famílias trouxeram as suas dificuldades relacionadas à alimentação e foi feita uma orientação de forma lúdica, por meio do jogo das cinco cores no prato. Na oportunidade, a especialista falou sobre a importância de ter um prato mais colorido e de como é possível introduzir alimentos como frutas, legumes e verduras na alimentação das crianças de forma mais divertida.

“Criança aprende brincando, por isso precisamos aproveitar para fazer com que a alimentação delas seja mais divertida, de maneira a introduzir os alimentos saudáveis nas suas vidas. Falar ‘prove’, ‘coma’ fica desinteressante. Nós precisamos aproximar as crianças desses alimentos, e isso pode ser feito de forma lúdica, através de brincadeiras, por meio de receitas. Dessa forma consegue-se melhorar a alimentação delas de maneira mais prazerosa”, salientou.

Maria Mayara Jesus dos Santos, mãe de Lara Andrade, de 9 anos, achou a ação muito esclarecedora e informativa. “As orientações que a nutricionista nos traz são relacionadas a coisas que no dia a dia não nos atentamos. A dica mesmo do cuscuz, de hidratá-lo com a água da beterraba, eu não vou esquecer. Para mim, foi uma ação que trouxe muita informação produtiva, gostei muito”, afirmou.

A pequena Lara também gostou das dicas da nutricionista. “Eu gostei das dicas, porque vou ter uma saúde melhor, vou ser mais saudável”, revelou, e acrescentou que agora vai experimentar mais frutas e verduras.

Saúde dos dentes

Segundo a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, além da nutrição, a implementação da alimentação saudável para crianças é uma importante aliada na contribuição para a saúde dos dentes.

Conforme Priscila, é válido apresentar um cardápio rico em frutas e verduras que contêm vitamina C, que são importantes para a saúde da gengiva, bem como alimentos ricos em fibras, que evitam a formação da placa bacteriana, e produtos ricos em cálcio e fósforo, que são imprescindíveis para a estrutura dos dentes e ossos. “Essas informações fazem parte de um trabalho em conjunto para trazer informações nutricionais ao público da odontopediatria”, afirmou.

A coordenadora do Centro Odontológico, Myrlla Ribeiro, reforçou que ações como essas são muito importantes, já que a alimentação pode prejudicar a saúde bucal. “E prevenir é sempre a melhor escolha”, pontuou.