
O comandante-geral, coronel Dalmo Sena, ressaltou o empenho da tropa na prevenção de ocorrências
A cúpula da Secretaria da Defesa Social do Estado apresentou na manhã desta quinta-feira (18) os dados estatísticos do Carnaval. De acordo com a Seds, embora tenham sido registrados 29 homicídios durante o período no Estado, nenhum ocorreu nos locais de folia ou teve qualquer relação com o Carnaval. De acordo com a Polícia Militar, o número de prisões efetuadas no período cresceu 45,16% em relação ao Carnaval de 2009.
O resultado, segundo o secretário de Defesa Social Paulo Rubim, é consequência direta da atuação integrada e do aumento das ações policiais devido, principalmente, ao incremento de viaturas usadas pela Polícia Militar e de delegacias plantonistas da Polícia Civil. Cento e dez veículos foram cedidos de outros órgãos para a PM durante o período carnavalesco. Somente no interior, foram utilizadas 172 viaturas.
No relatório divulgado pela Seção de Informática da PM, foram contabilizadas 494 ocorrências em Alagoas. Destas, 161 foram rixas (confronto de grupos), 132 vias de fato (brigas) e 35 lesões corporais. Também de acordo com o relatório estatístico, 361 pessoas foram presas durante o Carnaval, 133 menores foram apreendidos. Houve 77 vítimas e seis pessoas assistidas. O sábado de Zé Pereira foi o dia em que houve o maior número de prisão, com 132 pessoas conduzidas, detidas ou autoras de crimes de menor potencial. Em comparação com o ano passado, o aumento no número de prisões foi de 45,16%.
“Este aumento se deve, entre outros atributos, ao fato de a tropa se empenhar nas ações e fazer com que nenhum caso grave pudesse acontecer”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena. Dos 102 municípios alagoanos, 79 receberam o reforço de policiamento. Desde a última sexta-feira (12), tropas da PM se deslocaram da capital para diversos municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Baixo São Francisco, Litorais Norte e Sul. Ao todo, 4.879 policiais militares foram empregados durante o carnaval. Para tanto, o comando da PM suspendeu as férias dos policiais e proibiu a concessão de licenças especiais.
Além das Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar participou da coletiva de divulgação das estatísticas do carnaval. De acordo com o comandante da corporação, coronel Jadir Ferreira, o destaque ficou com a redução de acidentes com veículos em todo o Estado.