Instrumento de fundamental importância para o sucesso dos trabalhos executados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), em Maceió, o número (0800 284 8048) para ligações gratuitas disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é o principal canal por onde o maceioense pode contribuir, de maneira direta, com o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público.
Através do 0800 284 8048, qualquer cidadão pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital e acionar as equipes dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializados em População em Situação de Rua, os Centros Pop, que estão preparados para atender toda a demanda que vem da chamada “busca ativa”.
“A busca ativa é o processo de verificação das necessidades imediatas daquela pessoa que encontramos em situação de rua. Ela acontece quando recebemos o chamado da população, alertando sobre alguma situação de risco ou informando sobre casos de pessoas que se encontram em situação de fragilidade. É um processo delicado, que envolve diálogo e alguns encaminhamentos, pois o nosso papel não é retirar à força ninguém desta situação”, destaca Deusdeth Kelly, assessora técnica dos Creas.
Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção no meio familiar.
Atualmente, a Semas conta com seis equipes de Abordagem Social que fazem o acompanhamento de pessoas em situação de rua. “Vale lembrar que, independentemente das ligações, as equipes trabalham fazendo abordagens diariamente e nós continuamos preocupados com a qualidade dos serviços que são disponibilizados à população que quer sair das ruas. Recentemente, a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto foi reformado para atender as necessidades emergenciais dos usuários e profissionais ligados a esses serviços”, disse a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti.
A contribuição com o trabalho da Assistência Social pode ser dada por qualquer pessoa através do 0800 284 8048, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
