×

Esporte

Numa rodada bem carioca, Flamengo conquista o Brasileirão

Ronaldo Angelim foi o herói do título

O Flamengo, de virada e de forma emocionante, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009 ao vencer o Grêmio por 2 x 1. Os gols do carioca foram marcados por David, num lance faltoso do Imperador Adriano e Ronaldo Angelim, que cabeceou a bola numa bela cobrança de escanteio de Petkovic. O gol gremista, que abriu o placar e assustou o lotado Maracanã, foi assinalado pelo garoto Roberson.

O jogo no primeiro tempo, fez lembrar por diversas vezes, a partida diante do Goiás, quando a equipe da Gávea apresentou-se muito sonolenta e apática, permitindo ao adversário, o domíno do jogo. Já na segunda etapa, o rubro-negro, apoiado pela enorme massa de torcedores presente ao Maracanã, conseguiu impor a sua maior categoria, virando o jogo e ficando, de forma merecida, com o título do campeonato.

Apesar de atuar com o time reserva, o Grêmio soube sobremaneira, valorizar a conquista rubro-negra. Os jovens garotos do time gaúcho, não comprometeram de forma alguma, muito pelo contrário, demonstraram potencial suficiente para vestirem a camisa do tricolor gaúcho, num futuro bem próximo. O que pode provocar questionamento, é a atitude dos dirigentes gaúchos ao permitir que a equipe viajasse ao Rio de Janeiro, apenas com três titulares.

No Flamengo, apesar de individualmente o time não ter apresentado nenhum destaque, a vitória aconteceu por conta da mudança de atitude imposta pelo treinador Andrade, ao longo do intervalo. Esse sim, o principal responsável pela virada rubro-negra na segunda etapa.

Com 2 a 1 no marcador, a torcida rubro-negra foi ao delírio e iniciou a festa de comemoração do título ainda no decorrer da partida. Ao apito final, os jogadores se abraçaram e foram comemorar o titulo com os torcedores, após 17 anos. O Maracanã tremeu de alegria com um único coro: “é campeão”.

FLAMENGO 2 X 1 GRÊMIO

FLAMENGO – Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kléberson) e Adriano. Técnico: Andrade

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Léo e Willian Thiego; Fábio Santos, Adílson (Mithyue), Douglas Costa, Túlio e Lúcio; Maylson e Roberson (Bergson). Técnico: Marcelo Rospide

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
ÁRBITRO – Héber Roberto Lopes (PR)
GOLS – Roberson, aos 21, e David, aos 29 minutos do primeiro tempo; Ronaldo Angelim, aos 24 minutos do segundo tempo
AMARELOS – David; Douglas Costa; Marcelo Grohe; Willians; Lucio; Adilson
PÚBLICO E RENDA – 78.639 pagantes; 84.848 no total; R$ 2.030.430,00

Para completar a festa dos cariocas, Botafogo e Fluminense se salvaram do rebaixamento e permanecerão na elite do futebol brasileiro.

No Engenhão, a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, aconteceu graças aos gols de Wellington e Jóbson, no segundo tempo, descontando Robert, para o Palmeiras. Com essa derrota, o time paulista, que foi quem mais liderou o Brasileirão, acabou ficando fora até da Libertadores. A vitória, foi fruto de muita luta e raça do time da Estrela Solitária, principalmente na segunda etapa da partida. Ao final, o técnico Estevam Soares não se continha com o feito e rasgava elogios para todos os jogadores.

Em Curitiba, o outro representante carioca, o Fluminense, conseguiu um empate heróico diante do Coritiba por 1 x 1, permanecendo assim, na série A, em 2010. Marquinhos, numa bela cobrança de falta, fez o gol carioca e Pereira, de cabeça, marcou o gol dos paranaenses, no Couto Pereira. As equipes demonstraram muito nervosismo ao longo dos 90 minutos. Não poderia ser de outra maneira, mas mesmo assim, o placar acabou sendo justo pelo que produziram no transcorrer da partida, ambas as equipes.

A nota triste do jogo e de toda a rodada, senão de todo o campeonato, foram as cenas de extremo vandalismo e selvageria, protagonizadas por pseudos torcedores do time coxa-branca do Paraná. Ao final do jogo, os torcedores, munidos de paus, pedras e todo o tipo de “armamento”, atiravam contra os soldados da Polícia Militar, chegando inclusive, a noucatear um deles, que ficou por algum tempo desacordado. Além disso, os delinquentes torcedores, destruíram grande parte do patrimônio do estádio Couto Pereira, dando grandiosos prejuízos ao time da casa.

Com esse resultados, o G4, ou zona da Libertadores ficou definida assim: 1º- Flamengo: 67 pts; 2º- Internacional: 65 pts; 3º- São Paulo: 65 pts e 4º- Cruzeiro: 62 pts.

Acabaram rebaixados os seguites times: 17º- Coritiba: 45 pts; 18º- Santo André: 41 pts; 19º- Náutico: 38 pts e Sport: 31 pts.

Os artilheiros foram: Diego Tardelli e Adriano Imperador, ambos com 19 gols assinalados.