Para comemorar o terceiro aniversário do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), realiza, durante esta terça-feira (26), uma série de atividades voltadas aos custodiados e seus familiares. A comemoração é realizada na própria unidade, a partir das 8h.
O Núcleo Ressocializador da Capital é uma unidade diferente, inspirada em uma experiência realizada em Leon, na Espanha, e trazida para o Brasil pelo Estado de Goiás. A nova metodologia ficou conhecida como Módulos de Respeito, pois é fundamentada na relação de respeito entre servidor e custodiado. Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a implantar o método em uma unidade por completo. A unidade abriga apenas internos condenados, que estudam e trabalham.
Durante a manhã, haverá entrega de documentos, através do Balcão Cidadão, e ações de saúde – como testes rápidos, aferição de pressão, entrega de cartões de vacina e folhetos explicativos sobre prevenção de doenças. Já a diretoria de Educação apresentará os trabalhos desenvolvidos no Sistema Penitenciário.
Os filhos dos custodiados terão um espaço reservado para as brincadeiras. Com isso, a Seris visa fortalecer os laços familiares entre os internos. Como parte das comemorações do aniversário da unidade, um almoço será servido aos presentes.
No período da tarde, além de atrações musicais, serão apresentados os projetos desenvolvidos no Núcleo Ressocializador da Capital durante os três anos de funcionamento.
