×

Maceió

Núcleo do Serviço de Convivência recebe ação do CadÚnico

Cerca de 50 pais e responsáveis por crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Centro de Convivência Área Lagunar participaram de ação para atualizar as informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A intenção é fazer com que todas as crianças do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estejam inseridas no instrumento de identificação.

A ação, realizada na última quarta-feira (22), aconteceu na sede do Centro de Convivência Área Lagunar, localizado no bairro do Prado, que atualmente atende cerca de 140 crianças, adolescentes e idosos. “Nossa intenção é identificar o público-alvo do Serviço de Convivência e fazer com que todos os atendidos pela Semas no serviço tenham o Número de Identificação Social (NIS), importante para ter acesso aos programas sociais”, explicou o coordenador geral do Serviço de Convivência, Luiz Henrique Lima Alves Pinto.

Ainda de acordo com o coordenador do Serviço de Convivência, todas as unidades da Semas que desenvolvem o Serviço de Convivência vão receber a ação itinerante do Cadastro Único. “Iremos levar esta ação para os Centros e Núcleos de Convivência e para as unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e idosos”, enfatizou Luiz Henrique.

O coordenador do Cadastro Único em Maceió, Daniel Cavalcanti, reforçou a importância de se cadastrar e manter os dados do atualizados. “O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização das famílias de baixa renda. É importante que todas as pessoas que têm perfil para se inserir do CadÚnico façam e as que já tem, mantenham o cadastro atualizado”, completou.

O Centro de Convivência Área Lagunar funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado. Na unidade são desenvolvidas diariamente atividades nas áreas de esporte, cultura e lazer, visando prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida.

CadÚnico

Para se inserir no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Este é o perfil que caracteriza a família de baixa renda e, com este perfil, ela está apta a se cadastrar no CadÚnico e ter acesso aos programas sociais.

Para fazer o cadastro, é preciso apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de 06 anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.