×

Maceió

Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo tem primeira reunião

Nesta terça-feira (26), a partir das 9h, os integrantes da primeira turma de fumantes do Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo estarão reunidos no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha, no bairro do Poço. Inicialmente, será feita assim: três turmas com quinze pessoas cada uma, funcionando em três grupos, sendo um na manhã de terça-feira, e dois na tardes de quarta e quinta-feiras. Segundo a enfermeira do grupo, Sheyla Moreno, outra turma deve ser aberta devido a grande procura. Em menos de uma semana, vinte pessoas já estão na lista de espera.

O Núcleo, primeiro do município, é formado por uma equipe multiprofissional que tem como objetivo a recuperação e qualidade de vida do fumante. As reuniões ocorrerão durante seis meses, tempo total do acompanhamento do paciente.

Os pacientes atendidos também devem participar das reuniões de manutenção para evitar recaídas, tão comuns nesse período de recuperação. Os grupos são constituídos por pessoas de diferentes faixas etárias. O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca): o primeiro ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”; o segundo, “Os primeiros dias sem fumar”; o terceiro, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar”, e finalmente o quatro livreto, “Benefícios obtidos após parar de fumar”.

Benefícios

O folheto organizado pela equipe elenca alguns benefícios para quem quer e está disposto a largar o vício do cigarro. Pesquisa já realizada pelo Inca aponta que após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a pulsação volta ao normal (fumar acelera o coração e aumenta a pressão arterial), em apenas oito horas sem as substâncias nocivas do tabaco, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Em dois dias, a capacidade de sentir o cheiro das coisas e o sabor das comidas melhora.

Depois de duas semanas e até três meses sem cigarro, a circulação melhora, fica mais fácil caminhar e a função pulmonar aumenta. Depois de largar o vício por mais de cinco ou 15 anos o risco de infarto reduz ao nível das pessoas que nunca fumaram. Telefones de contato do II Centro de Saúde 3337-3519/ 3315-2641