×

Maceió

Núcleo de Línguas Estrangeiras inicia curso de Língua Portuguesa para indígenas venezuelanos

Nesta segunda-feira (06), iniciaram as aulas do curso de Língua Portuguesa para estrangeiros, turma Warao, do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió. Cerca de 30 indígenas venezuelanos da Casa de Ranquines participaram da aula inaugural.

A atividade pioneira no estado, é ministrada pelo professor de língua portuguesa e espanhol, Elton Ferreira. As aulas são feitas em formato bilíngue, para auxiliar no processo de aprendizado dos venezuelanos. Elton afirma que esse primeiro momento foi marcado por muita emoção e alegria, com alunos que se mostraram dedicados e ansiosos para aprender.

“Essa motivação é importante para aprender qualquer coisa na nossa vida. Vê-los tão empolgados e interessados em aprender Português me motivou mais ainda a ensinar”, frisa o professor.

Mudança de vida

Para o povo Warao, saber se comunicar em português significa poder se inserir de fato na sociedade alagoana. Com o aprendizado eles podem fornecer e receber apoio, ajuda, além de ingressar no mercado de trabalho. É uma oportunidade de se adaptar, por completo, na cidade em que foram acolhidos e ter a capacidade de mudar de vida.

“Hoje foi um dia muito feliz para todos nós, o professor Elton é dinâmico, interage muito com os alunos, além de ser muito motivador. Nós já estamos aprendendo algumas palavras. É um momento muito especial. Estamos muito agradecidos”, comemora o líder indígena Aníbal Perez.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jeff Simons, projetos semelhantes com indígenas brasileiros já foram realizados, mas esta é a primeira vez que o ensino da Língua Portuguesa é destinado aos indígenas venezuelanos, que possuem como língua nativa o espanhol. “É motivo de alegria poder ensinar aos Warao a Língua Portuguesa”, enfatiza o coordenador.

Por Secom – Maceió