O Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo de Maceió deu início, nessa quarta-feira (21), a uma nova turma de usuários que aderiram ao tratamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como objetivo ajudá-los a abandonar o vício do fumo.
Previsto para disponibilizar 60 vagas, o novo grupo reuniu, em seu primeiro encontro, 84 participantes, todos bastante motivados a recuperarem uma melhor qualidade de vida.
Fumante há 43 anos, Rosalice Leão nunca se preocupou com as consequências do vício de fumar ou com os incômodos que ele causava. Hoje, com tantas leis proibindo o fumo, ela conta que passou a se sentir excluída, especialmente quando percebeu como as pessoas se incomodam até mesmo com o odor do cigarro impregnado em suas roupas e corpo.
“Em todos os lugares que eu ia, percebia os olhares de reprovação das pessoas. Então decidi abandonar o cigarro, para voltar a andar nos lugares que gosto e recuperar a convivência com as outras pessoas”, diz Rosalice.
É exatamente desse ponto de partida – a decisão pessoal de abandonar o vício – que a equipe do Núcleo do Tabagismo (composta por fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e médicos) precisa para iniciar o tratamento. Logo no primeiro encontro, além da apresentação do Programa, do cronograma de reuniões e demais encaminhamentos necessários, os fisioterapeutas Kladson Cruz e Gervásio Lopes explicaram aos participantes os malefícios do fumo, a importância da atividade física e da respiração e os efeitos negativos do fumo sobre o pulmão.
“A partir de agora, os pacientes do Núcleo iniciam o tratamento que é preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde com o uso do adesivo de nicotina, antidepressivos (quando necessário) e reuniões do grupo, onde são abordados, por meio da leitura de cartilhas e questionários, inúmeros aspectos e fatores positivos da opção de abandonar o hábito de fumar. Paralelamente, o grupo de apoio multidisciplinar garante o suporte necessário, até que o tratamento seja finalizado, no período de um ano”, explica a coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio.
O Núcleo
Desde a sua implantação, em agosto do ano passado, o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 150 pacientes, desse total, 42 já deixaram o vício completamente e 63 estão na manutenção do tratamento. O Núcleo funciona no II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. Mais informações pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.
