Em funcionamento há cinco meses, o primeiro Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa o ano com a ampliação no número de pacientes atendidos. A partir deste mês, pacientes atendidos pelo Caps Ad Dr. Everaldo Moreira, localizado no bairro do Farol, também receberão o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para ajudar aqueles que querem largar o vício de fumar.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio, inicialmente serão atendidos 15 pacientes. “Eles participarão de reuniões semanais com a equipe. Outros 15 pacientes também já estão em estágio de preparação para participar do grupo”, explica.
A equipe, composta por fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e médicos, utiliza a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde (MS). O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca:. Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, Os primeiros dias sem fumar, Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e Benefícios obtidos após parar de fumar”.
Ampliação
Desde a sua implantação, em agosto do ano passado, o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já atendeu 105 pacientes, desse total, 42 já deixaram o vício completamente e 63 estão na manutenção do tratamento.
A partir de março, novas 40 vagas serão oferecidas para turmas com aulas nos dias de segunda, quarta e quinta. As reuniões duram cerca de uma hora. Inicialmente, os grupos têm reuniões mensais, que depois passam a ser quinzenais. O núcleo funciona no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço. Mais informações pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.
