A equipe multidisciplinar do Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió, ligado à Coordenação de Promoção em Educação e Saúde (Copes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu na tarde dessa terça-feira (23) fumantes interessados em largar o vício do cigarro. A partir da próxima semana, duas novas turmas serão abertas, na quarta e quinta-feira, pela manhã, no horário das 9 às 10h30. O Núcleo funciona no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha, no Poço.
O primeiro Núcleo de cessação do tabagismo no município de Maceió foi inaugurado em agosto, com três turmas de 15 fumantes cada uma. Como a demanda dos interessados em livrar-se do hábito vem sendo muito grande, a equipe resolveu abrir mais 40 vagas, dividindo o grupo em duas novas turmas.
As reuniões duram cerca de uma hora. Inicialmente, os grupos têm reuniões semanais, depois elas passam a ser mensais e, por fim, quinzenais. A equipe multidisciplinar vai utilizar a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde (MS).
O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca: Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; Os primeiros dias sem fumar; Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar; Benefícios obtidos após parar de fumar. O grupo, que atua com os interessados de largar o vício de fumar, é multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, e médicos (que estão fazendo a capacitação para o trabalho específico).
Josiclair Santos, 62, fuma há 40 anos e tem o sonho de largar o vício. “Acho que já estou em uma idade que preciso largar o cigarro, pois apesar de ainda não sentir nada está na hora de pensar em viver uma velhice mais saudável e ter uma vida mais longa”, diz, o servidor público aposentado pela Uncisal, que hoje trabalha como advogado.
Na abordagem do primeiro encontro, o acolhimento por parte da equipe é muito positivo. Depois de ver um vídeo sobre as possíveis conseqüências do vício do tabaco, os candidatos são convidados a expressar nem uma única palavra o que sentem ao lembrar-se do hábito de fumar, ao pensar no cigarro. As respostas são as mais variadas possíveis, como por exemplo prazer, relaxamento, ansiedade, calma, sofrimento e morte.
Vantagens de largar o cigarro
O folheto organizado pela equipe do Núcleo elenca alguns benefícios para quem quer largar o vício do cigarro. Pesquisa já realizada pelo Inca aponta que após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal (fumar acelera o coração e aumenta a pressão arterial) em apenas oito horas sem as substâncias nocivas do tabaco e o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Em dois dias, a capacidade de sentir o cheiro das coisas e o sabor das comidas melhora.
Depois de duas semanas e até três meses sem cigarro, a circulação melhora, fica mais fácil caminhar e a função pulmonar aumenta. Depois de largar o vício por mais de cinco ou 15 anos o risco de infarto reduz ao nível das pessoas que nunca fumaram.
A SMS disponibiliza os telefones 3337-3519 e 3315-2641 para os interessados em uma das vagas.
