Completando um ano de existência nesta terça-feira (11), o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem muitos motivos para comemorar. Durante esse período, diversos usuários largaram o vício do cigarro por completo e outros ainda passam por tratamento e manutenção. O acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por educadores físicos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiros tem sido essencial nesse processo em que são trabalhados os aspectos físicos e psicológicos da dependência do cigarro.
Segundo dados da coordenação do Núcleo de Cessação do Tabagismo, no período de agosto de 2014 a agosto de 2015, 522 usuários se inscreveram para realizar o tratamento na rede municipal. Desse total, após uma avaliação, 372 foram chamados para participar das reuniões. Atualmente, 243 usuários estão em tratamento, 96 já pararam de fumar e 131 estão em manutenção, ou seja, fase final do tratamento contra o tabagismo. 129 usuários desistiram.
Segundo Gilda Teodósio, coordenadora do Núcleo, esses números merecem comemoração. “À medida que o tempo passa, isso só tende a aumentar. Ao longo desse ano buscamos descentralizar o atendimento para facilitar a vida de usuários de todas as partes da cidade que desejam largar o vício. O tratamento em todos os locais é o mesmo preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde com uso de adesivos de nicotina, antidepressivos (quando necessário) e reuniões de grupo”, explicou a coordenadora.
Atualmente, além do II Centro de Saúde (Praça da Maravilha), existem Núcleos de Cessação do Tabagismo na Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) e, por meio de parceria, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).
Comemorações
A data será comemorada com uma programação especial com os usuários do II Centro de Saúde, às 14h. A tarde festiva terá palestras e dinâmicas.
