A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio da Gerência do Núcleo Afro Quilombola, recebeu na manhã desta sexta-feira, 07, representantes de centros religiosos de matriz africana. O encontro ocorreu no auditório da pasta e foi conduzido pelo gerente, Jordinelson Santana. Na ocasião, foi discutido o apoio do Governo do Estado na participação dos religiosos maceioenses nas comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
Dando continuidade ao suporte fornecido anualmente, a SEMCDH estabeleceu os critérios para transporte e demais custos necessários para a participação de 17 centros afros de Maceió nas comemorações realizadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O local é hoje símbolo da resistência contra a escravidão, e era onde funcionava o Quilombo dos Palmares, há mais de três séculos.
Jordinelson ressaltou o diálogo aberto com os representantes. “Nosso objetivo com essa reunião foi ouvir as solicitações diretamente dos religiosos, atendendo plenamente suas necessidades. O Governo do Estado sempre estimulou e apoiou essa integração entre os centros de Maceió e o evento na Serra da Barriga, providenciando os meios para tanto”, concluiu.
Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro é celebrado nacionalmente por ser a data da morte do líder quilombola Zumbi. Em Alagoas, de acordo com a Lei Estadual n° 5.724 de 1995, fica instituído como feriado em todos os municípios.