×

Cultura

Núbia Oliveira é empossada na Academia de Letras do Brasil em Jaboatão dos Guararapes

Durante a solenidade, Núbia Oliveira também foi homenageada pela composição do Hino Mulher Evidência – Foto: divulgação

Na última sexta-feira, 20, a poetisa penedense Núbia Oliveira tomou posse como membro da Academia de Letras do Brasil, em solenidade realizada no auditório da OAB em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. A imortal da Academia Penedense de Letras, Artes, Ciências e Cultura agora ocupa a Cadeira cujo Patrono é o escultor Cesário Procópio dos Martyres.

A família do homenageado esteve presente na cerimônia, representada pelo bisneto de Cesário Procópio, Rodrigo Martyres. A participação da família adicionou um toque emocional ao evento, celebrando a memória e a contribuição do patrono.

Durante a solenidade, Núbia Oliveira também foi homenageada pela composição do Hino Mulher Evidência. Claudia Montes, autora da lei que criou o Mulher Evidência, enviou uma mensagem à Rádio Penedo FM, onde expressou sua honra em ver sua história refletida na obra de Núbia, ressaltando a importância do momento para o cenário cultural.

“Uma das maiores alegrias que tive no ano de 2024 foi a de receber da compositora, Maria Nubia de Oliveira, o Hino oficial da Mulher Evidência, que se baseia na minha história e na expansão das Leis que tive o privilégio de ser escolhida para essa obra missionária”, destacou Montes, elogiando a sensibilidade e espiritualidade da poetisa.