×

Maceió

Novos terminais de ônibus contam com bicicletários

O transporte por meio de bicicletas, embora não se perceba tão facilmente no dia a dia dos maceioenses, é uma realidade bastante visível e utilizada principalmente nos bairros e conjuntos da periferia da cidade. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, vem adotando os chamados paraciclos, um estacionamento, de curta duração, para bicicletas nos terminais de ônibus.

“Temos observado que muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte para chegar ao terminal de ônibus mais próximo”, explica a assessora especial de Transportes, Fernanda Cortez. Segundo ela, a locomoção de bicicleta para posterior embarque no ônibus é um início do processo de intermodalidade já existente em outros centros urbanos do país e do mundo. “É comum em outros locais buscar dois meios de transporte para chegar ao destino desejado e a bicicleta, além de ser saudável, tem um custo muito baixo e pode ser usada em trajetos mais curtos”, esclareceu.

Três terminais reformados pela SMTT já possuem paraciclos instalados: Mercado da Produção, na Levada, José da Silva Peixoto, no Jacintinho, e o terminal integrado do Benedito Bentes já possuem em suas estruturas estacionamentos para bicicletas de usuários do transporte público.

“A pretensão da SMTT é implantar paraciclos nos outros terminais que serão reformados e construídos, assim como também em praças e na orla de Maceió por meio de parcerias com outros órgãos. Estamos contactando também a Companhia Brasileira de Trens Urbanos para que seja estudada a possibilidade de colocar paraciclos próximos às estações que vão de Maceió a Lourenço de Albuquerque, na cidade de Rio largo”, disse Fernanda.

Segundo ainda a assessora de Transportes, a SMTT projeta a construção de dois terminais integrados em pontos estratégicos da cidade e neles a colocação de bicicletários, que possuem estruturas fechadas com máquinas de encher pneus e até vestiários. De acordo com um estudo de volume de tráfego realizado pela assessora, 53% da demanda real do fluxo de veículos é de bicicletas nos períodos de 5h30 às 7h30, que compreende a ida ao trabalho, e após às 17h, já na volta.

Os locais que serviram de observação foram a Avenida Cachoeira do Meirim (principal do Benedito Bentes), Avenida Siqueira Campos (Trapiche da Barra), Rua Cabo Reis (Ponta Grossa) e na ladeira que liga os bairros do Jacintinho e Mangabeiras, próxima ao Viaduto João Lyra. A maior parte dos usuários de bicicletas é de trabalhadores do ramo da construção civil, restaurantes e de comércio e serviços.

Paraciclo na SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito já conta com um paraciclo na sede do órgão. O objetivo, além de opção para a colocação de bicicletas para os servidores e visitantes, é uma forma de incentivar a vinda ao trabalho de bicicleta, principalmente para aqueles em residem mais perto. A SMTT foi o primeiro órgão da prefeitura na história em receber a estrutura.