Aula inaugural no Centro de Convenções
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas deram as boas-vindas aos novos soldados que passam a fazer parte do quadro da segurança pública e defesa civil do Estado. Hoje (13), 588 soldados da PM e 69 do Corpo de Bombeiros estiveram na aula inaugural do Curso de Formação de Praças, ano 2010, realizado no teatro Gustavo Leite, Centro de Convenções.
Já a partir desta terça-feira, os recrutas iniciam o curso nos centros de formação em Maceió e também em Arapiraca, onde 120 alunos passarão pelo treinamento. Para Ricardo Alexandre, a expectativa é de que o curso possa oferecer uma preparação adequada e satisfatória para a execução do trabalho policial no dia-a-dia.
“Foram quatro anos de ansiedade e agora espero fazer o melhor dentro da corporação”, disse o recruta. Ele e os outros alunos do Curso de Formação de Praças fizeram parte da chamada reserva técnica da PM do concurso realizado em 2006. Na oportunidade foram integrados 953 soldados às fileiras da corporação.
A aluna Cássia Lobato também acredita numa formação que lhe dará uma qualificação profissional suficiente para atuar junto à sociedade e ajudar no combate à violência em Alagoas. “Entrar na Polícia Militar era um sonho de infância. Meu pai é policial da reserva e vi nele o quanto é uma profissão digna e que muitas vezes não é reconhecida”, salientou Cássia.
O comandante-geral da PM, Dário César, destacou que os recém incorporados na Polícia Militar terão que ter, acima de tudo, o comprometimento com uma instituição secular e a busca da excelência na prestação do serviço de segurança pública. “A sociedade vê no policial militar um profissional técnico e especializado para lidar com diversos tipos de situações. Neste aspecto, o policial deve ter o lado físico e psicológico preparado para suportar cobranças necessárias para o desempenho da função a qual escolheu. A missão de vocês começa a partir de agora”, frisou o comandante.
A aula inaugural dos novos soldados teve a participação do vice-governador de Alagoas, José Wanderley, do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, do procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Neitônio Freitas, do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas, Lino Fonseca, além do intendente penitenciário do Estado, tenente-coronel Carlos Luna e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu. O presidente do Conselho Estadual de Segurança, Delson Lyra, foi o palestrante da aula inaugural do CFP/2010.
O Curso de Formação de Praças terá duração de seis meses em horário integral. Ao todo, serão ministradas 28 disciplinas totalizando 902 horas/aula. Os alunos receberão treinamentos físicos e teóricos que permeiam os direitos humanos, conhecimentos jurídicos, técnicas de abordagem e tiro policial, defesa pessoal, entre outras matérias. Durante o curso eles passarão por estágios nos batalhões e serão avaliados para que no final, passe a condição de soldado efetivo da Polícia Militar de Alagoas.
