Oficiais recém transferidos para o CFAP se reuniram na Unidade de Ensino
O tenente-coronel Maxwell Santos, novo comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas, reuniu-se na manhã de hoje, 07, com os oficiais que integrarão o Corpo de Alunos, a Divisão Técnica de Ensino e a Divisão de Meios Auxiliares, também recém transferidos, para juntos traçarem as novas diretrizes organizacionais da unidade de ensino; a qual irá receber em janeiro de 2016 o Curso de Formação de Praças (CFP).
797 candidatos aprovados no último concurso de 2012 foram convocados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado; destes, 200 iniciarão a primeira turma, coordenada pelo CFAP, que funcionará de janeiro a setembro do próximo ano. Já em abril mais 200 aprovados serão chamados, outros 200 em julho e por fim 197 fecham a lista em uma convocação prevista para outubro.
Os novos alunos terão pela frente oito meses de instruções, com aulas teóricas das disciplinas do curso, além do estágio supervisionado em unidades operacionais da corporação. Diversos profissionais – entre instrutores, professores, especialistas e gestores – participarão da capacitação dos futuros policiais militares.
Para o comandante do CFAP, o intuito do Comando Geral é adequar o funcionamento da unidade para melhor atender a necessidade técnica-profissional dos futuros integrantes da Segurança Pública; observando que eles estarão sendo preparados para atender às demandas da população alagoana.
“Nossa missão e de todos os oficiais que foram lotados aqui é de capacitar os novos profissionais, preparando-os físico e psicologicamente para o serviço policial militar. Toda a matriz curricular do curso será elaborada no sentido de formar o PM dentro das competências e habilidades relacionadas às tarefas a serem desenvolvidas após a conclusão do curso”, destacou Maxwell.
No CFAP funcionam atualmente quatro cursos, são eles: o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); o Curso de Formação de Praças (CFP); o Curso de Condutor de Veículo de Emergência (CCVE) e a Instrução de Nivelamento Operacional (INOP).
