Skip to content

Novos juízes do TJAL iniciam curso de formação na Esmal

  • Home
  • Alagoas
  • Novos juízes do TJAL iniciam curso de formação na Esmal

Blog

Novos juízes do TJAL iniciam curso de formação na Esmal

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do estado.

“Será a oportunidade de conhecer mais de perto o Tribunal, entender as normas internas. Será um importante aprendizado”, disse a juíza Samara Lima, que é natural do Rio de Janeiro. Ela e outros 16 magistrados foram empossados na última segunda (15), na sede do TJAL.

De acordo com o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal, a capacitação é etapa obrigatória para o vitaliciamento e exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O curso ocorrerá de segunda a sexta, nos dois turnos. A carga horária é de 480 horas. “Vamos intercalar aulas teóricas com práticas. Os juízes terão participação no programa Justiça Efetiva, minutando atos e decisões judiciais, para que já tenham contato com a prática judicante”.

O coordenador explicou que os juízes receberão ainda informações sobre economia, cultura, Código de Normas do Judiciário estadual, estrutura do 1º e 2º graus, sistemas de informatização, entre outros tópicos. “Tudo o que vão vivenciar no dia a dia vamos tratar aqui”, afirmou Parízio.

O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do curso. “Senti dessa turma uma disposição muito grande de vir para a magistratura, de somar esforços para ajudar. Isso é muito importante. A mensagem que eu deixo é que procurem fazer sempre o melhor”, afirmou o desembargador.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, deu as boas-vindas e pediu empenho, discernimento e coerência por parte dos novos juízes. “Espero que gostem da nossa escola e da profissão que abraçaram”.

Participaram da abertura os desembargadores Domingos Neto (corregedor-geral da Justiça), Carlos Cavalcanti e Paulo Zacarias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; os juízes auxiliares da Presidência Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins, além dos magistrados Alberto Jorge, Alexandre Machado, Raul Cabus e Helestron Costa.

A aula inaugural foi ministrada pelo juiz Alberto Jorge, que falou sobre o conceito de Direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também