×

Alagoas

Novos juízes do TJAL iniciam curso de formação na Esmal

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do estado.

“Será a oportunidade de conhecer mais de perto o Tribunal, entender as normas internas. Será um importante aprendizado”, disse a juíza Samara Lima, que é natural do Rio de Janeiro. Ela e outros 16 magistrados foram empossados na última segunda (15), na sede do TJAL.

De acordo com o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal, a capacitação é etapa obrigatória para o vitaliciamento e exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O curso ocorrerá de segunda a sexta, nos dois turnos. A carga horária é de 480 horas. “Vamos intercalar aulas teóricas com práticas. Os juízes terão participação no programa Justiça Efetiva, minutando atos e decisões judiciais, para que já tenham contato com a prática judicante”.

O coordenador explicou que os juízes receberão ainda informações sobre economia, cultura, Código de Normas do Judiciário estadual, estrutura do 1º e 2º graus, sistemas de informatização, entre outros tópicos. “Tudo o que vão vivenciar no dia a dia vamos tratar aqui”, afirmou Parízio.

O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do curso. “Senti dessa turma uma disposição muito grande de vir para a magistratura, de somar esforços para ajudar. Isso é muito importante. A mensagem que eu deixo é que procurem fazer sempre o melhor”, afirmou o desembargador.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, deu as boas-vindas e pediu empenho, discernimento e coerência por parte dos novos juízes. “Espero que gostem da nossa escola e da profissão que abraçaram”.

Participaram da abertura os desembargadores Domingos Neto (corregedor-geral da Justiça), Carlos Cavalcanti e Paulo Zacarias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; os juízes auxiliares da Presidência Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins, além dos magistrados Alberto Jorge, Alexandre Machado, Raul Cabus e Helestron Costa.

A aula inaugural foi ministrada pelo juiz Alberto Jorge, que falou sobre o conceito de Direito.