O novo secretário municipal de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro Cavalcante, e o novo superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), José Pinto de Luna, tomaram posse nesta sexta-feira (17), no auditório da Prefeitura de Maceió.
Na ocasião, o prefeito Cícero Almeida aproveitou a solenidade para anunciar que, a partir de janeiro de 2011, o coronel Jorge Coutinho, ex-superintendente da SMTT, assumirá o comando da Guarda Municipal de Maceió.
A outra novidade é o desmembramento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), que, também a partir de janeiro, não mais gerenciará a Guarda Municipal, que passará a ter autonomia própria. Pedro Montenegro, porém, continuará gerenciando a Semdisc.
Cícero Almeida fez questão de ressaltar que tanto o novo secretário da Saúde como o novo superintendente da SMTT foram indicações pessoais suas, e, portanto, as escolhas não passaram por alianças políticas.
Em relação ao delegado federal aposentado José Pinto de Luna, o prefeito fez o seguinte comentário: “Eu o escolhi pela sua qualidade profissional. Espero que ele continue fazendo o que sempre fez, ou seja, permaneça realizando ações com transparência e competência.”, disse.
Em seu discurso, Luna disse que se sentiu honrado pelo convite e prometeu gerenciar o órgão com autonomia. “Teremos como prioridade realizar uma gestão voltada para os usuários do transporte público e do sistema viário, ou seja, uma gestão voltada para o povo e condizente com o que se paga de carga tributária. Quem anda de ônibus paga por isso e merece o mínimo de qualidade”, ressaltou.
Pinto de Luna era superintendente da Polícia Federal em Alagoas, em 2007, quando, na ocasião, foi deflagrada a Operação Taturana que investigou o desvio de mais de R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa de Alagoas.
O novo secretário de Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante, é médico com pós-graduação em cirurgia torácica pela PUC do Rio de Janeiro, medicina do Trabalho e MBA em Gestão Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas. Em seu discurso, ele declarou que uma secretária de saúde precisa, acima de tudo, ter uma equipe técnica. “Nosso trabalho será pautado no compromisso, seriedade e lealdade”.
