Fábio explica como funciona novo sistema
Mais economia. Um grande projeto de modernização e informatização envolvendo gestão de hospitais, materiais, laboratórios, serviços de saúde e faturamento vem sendo implantado em toda rede de saúde de Alagoas. Nos últimos dois meses, profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) estão sendo treinados para gerir o sistema.
De acordo com Fábio Pacheco, diretor de assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o programa controla desde o processo de aquisição até seu consumo final. Segundo ele, a ferramenta escolhida para o módulo de gestão de medicamentos e materiais é Inova Saúde, da DiscLinc.
“Um dos principais desafios do projeto era solucionar os problemas que a secretaria tinha com falta de medicamentos, perda de materiais, atrasos, interrupções e falhas nos serviços, já resolvidos em sua maioria”, disse.
Os objetivos do projeto com a adoção do sistema são manter o fluxo de abastecimento operando de forma eficiente e controlar as movimentações de estoque, de forma a evitar perdas em todos os níveis e processos, qualidade no armazenamento (acondicionamento) e distribuição, aperfeiçoando continuamente a qualidade da assistência e dos serviços prestados à população.
Fábio explica que em uma segunda etapa será implementada a prescrição eletrônica integrada à farmácia. “O médico a insere no sistema. Logo em seguida, os farmacêuticos verificam a receita no programa e os medicamentos são separados em caixas de forma individualizada por paciente. Agilizando o atendimento ao paciente”, declarou.
Segundo ele, com o sistema funcionando inteiramente, a enfermagem terá mais tempo para o paciente, que receberá as medicações nos horários mais precisos, diminuindo, assim, os erros de dosagem, por virem na quantidade certa, enviada pela farmácia.
Fábio informa que com a solução Inova Saúde, torna-se viável um verdadeiro processo em que todos sabem quais serão os próximos passos dentro da cadeia de atendimento do paciente, o que privilegia o atendimento.
