Um novo sistema de Delegacia Interativa – que permite ao cidadão fazer o registro do Boletim de Ocorrência pela internet, sem a necessidade de ir a uma delegacia – começou a ser desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) a pedido da Polícia Civil.
“Esse novo sistema irá desafogar bastante as delegacias, pois além dos registros de extravio e furto, irá contemplar o registro de roubo e outros crimes que ainda estamos definindo. O diferencial, a nível nacional, é que vai ser a primeira delegacia em quatro idiomas”, comenta o gerente de desenvolvimento de software da Polícia Civil, Alcimar Alváro Costa.
Além do registro de roubo, que atualmente só pode ser feito na delegacia, o sistema irá apresentar novidades como o cadastro de turistas estrangeiros pelo número de passaporte, e também a permissão do Boletim de Ocorrência por menores de idade, vinculados aos dados do responsável.
“Estamos desenvolvendo um sistema do zero, com tecnologia diferente do atual, que havia sido desenvolvido pela Ufal. Além das novas funções, estamos melhorando o fluxo dos registros que constavam no sistema anterior, como o furto e extravio, para que se adequem à lei e estamos melhorando também a usabilidade do sistema”, comenta o analista de sistemas do Itec, Manfredi Melo.
Segundo Alcimar Costa, a criação de um sistema novo é necessária para fins de padronização, tendo em vista que o atual não foi construído na mesma linguagem de programação utilizada no desenvolvimento dos sistemas da segurança pública e também porque a Polícia Civil não possui acesso direto ao código fonte do sistema atual para possíveis melhorias e alterações.
A equipe de desenvolvimento do Itec esteve reunida com a equipe da Polícia Civil na quarta-feira (13), quando foram discutidas as funcionalidades que devem constar na nova Delegacia Interativa.
Estiveram presentes na reunião, o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jackes Wolbeck Godoy, o gerente de desenvolvimento de software da Polícia Civil, Alcimar Alváro Costa, o analista de software da Polícia Civil, Whellington Viana, o coordenador da Gerência de Sistemas da Informação do Itec, Milton Fábio, o gerente de Sistemas da Informação do Itec, Carlos Francisco Araújo, e os analistas de sistemas do Itec, Ricardo Carmo e Manfredi Melo.